Home Notícias Geral

Estudo aponta que reforço da Pfizer aumenta proteção em quem recebeu doses da Coronavac

06/04/2022
in Geral, Notícias
395 4
0
Minas distribui mais 588.270 doses da Pfizer

Foto: Fábio Marchetto

Compartilhe nas redes sociais

Quem recebeu a dose de reforço da vacina da Pfizer após ter recebido duas da Coronav está com a proteção aumentada contra a variante Ômicron, do que uma terceira aplicação da Coronavac, é o que mostra o estudo divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz nesta terça-feira,05.

O trabalho avaliou dados do e-SUS, do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) e do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Os dados abrangem de 6 de setembro de 2021 a 10 de março de 2022, e foram divididos em dois períodos, de 6 de setembro de 2021 a 14 de dezembro de 2021, quando a variante Delta era a dominante no Brasil; e de 25 de dezembro de 2021 a 10 de março de 2022, quando havia maior circulação da variante Ômicron.

Para avaliar a efetividade da dose de reforço em pessoas vacinadas com duas doses de CoronaVac foram desenhados três cenários. No primeiro, foram analisadas pessoas que receberam as duas doses da vacina produzida no Instituto Butantan e não reforçaram a imunização nos seis meses seguintes. Os pesquisadores calcularam que a efetividade de apenas doses contra infecções sintomáticas durante o período de maior circulação da variante Ômicron foi de 8,1%, enquanto a proteção contra desfechos graves da doença chegou a 57%.

No segundo cenário, foram avaliados casos em que as pessoas receberam uma dose de reforço também de CoronaVac, o que produziu uma proteção adicional considerada limitada pelos pesquisadores. A efetividade contra infecções sintomáticas foi de 15%, e contra casos graves, de 71,3%.

O terceiro cenário, em que a dose de reforço foi com a vacina da Pfizer, apresentou os maiores percentuais de efetividade: de 56,8% contra infecções sintomáticas e de 85,5% contra casos graves. Além disso, o estudo mostrou que, 90 dias após a dose de reforço, a proteção contra casos graves não caiu, o que foi observado na vacinação com três doses da CoronaVac.

Os pesquisadores afirmam que as conclusões reforçam a orientação do Ministério da Saúde de que a dose de reforço deve ser prioritariamente com vacinas com a tecnologia de RNA mensageiro. A recomendação foi publicada em nota técnica de novembro de 2021. No Brasil, o imunizante da Pfizer é o único com essa plataforma tecnológica.

As vacinas contra a covid-19 usadas no Brasil são de três plataformas tecnológicas diferentes. Além da vacina de RNA mensageiro (Pfizer), que contêm RNA sintético do SARS-CoV-2, há ainda as vacinas de vetor viral (AstraZeneca e Janssen), em que outro vírus é usado como vetor para transportar informações genéticas do coronavírus, e a de vírus inativado (CoronaVac), que contém o vírus “morto”, incapaz de se replicar.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link ->https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM

Tags: BrasilEstudoFiocruzPfizervacina
Previous Post

Carro é encontrado abandonado na região oeste de Poços de Caldas

Next Post

Caldas desobriga uso de máscaras em locais abertos

Related Posts

Pedestre morre após atropelamento na SP-342; motorista negou teste de embriaguez
Destaques

Pedestre morre após atropelamento na SP-342; motorista negou teste de embriaguez

17/04/2026
3.1k
Bombeiros capacitam brigadistas em treinamento com colaboradores de empresa
Destaques

Bombeiros capacitam brigadistas em treinamento com colaboradores de empresa

17/04/2026
2.7k
Polícia Militar recupera duas motocicletas adulteradas durante operação em Campestre
Destaques

Polícia Militar recupera duas motocicletas adulteradas durante operação em Campestre

17/04/2026
2.6k
Grupo Onda renova identidade visual e marca nova fase após mais de 30 anos de atuação no Sul de Minas
Destaques

Grupo Onda renova identidade visual e marca nova fase após mais de 30 anos de atuação no Sul de Minas

17/04/2026
2.6k
Next Post
Caldas desobriga uso de máscaras em locais abertos

Caldas desobriga uso de máscaras em locais abertos

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
Facebook Instagram
Rua Junqueira, 613 – Centro, Poços de Caldas – MG 37701-033
© 2021 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.
No Result
View All Result
  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
  • Artigos
  • Coluna MG

© 2019 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.