A Câmara de Poços aprovou, na última sessão ordinária, um Requerimento que trata das diretrizes relacionadas à doença Celíaca e à alimentação sem glúten. A proposição foi apresentada pelo presidente da Casa, vereador Douglas Dofu (UNIÃO), após uma reunião com a voluntária da Associação de Celíacos do Brasil (Acelbra) – Seção Minas Gerais, Camila Layanne Silva Tolentino.
Clique aqui e acesse o grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
A doença Celíaca é uma condição autoimune caracterizada pela intolerância permanente ao glúten, proteína presente em alimentos comuns como trigo, cevada e centeio. O tratamento consiste exclusivamente na exclusão rigorosa do glúten da dieta, sendo o acesso a alimentos apropriados essencial para a manutenção da saúde dessas pessoas.
Segundo Dofu, após uma longa conversa com a representante da Acelbra, surgiram dúvidas com relação ao tema em Poços e às medidas adotadas pela Prefeitura. “O objetivo é saber da administração se existem políticas públicas voltadas aos celíacos, abrangendo desde a área da saúde, passando pela educação nutricional em escolas, até iniciativas relacionadas à merenda escolar, ao atendimento em hospitais, à informação adequada nos serviços públicos e ao apoio social. O atendimento precisa ser completo e estamos na busca por informações sobre essa pauta tão importante”, ressalta.
No Requerimento, o parlamentar questiona se o município possui levantamento atualizado sobre a quantidade estimada de pessoas diagnosticadas com doença Celíaca em Poços de Caldas, quais as políticas públicas específicas voltadas ao atendimento e acompanhamento destas pessoas na rede municipal de saúde e se, no âmbito da alimentação escolar, há diretrizes para assegurar refeições isentas de glúten para crianças e adolescentes celíacos.
Dofu defende a realização de programas de conscientização e capacitação dos profissionais da saúde, da educação e da assistência social sobre a doença e fala da importância de ações de inclusão e acessibilidade alimentar em restaurantes populares, hospitais e demais serviços públicos.
A Associação de Celíacos do Brasil é uma instituição sem fins lucrativos, que atua no sentido de orientar e informar celíacos, familiares e a população em geral sobre a doença celíaca, incluindo diagnóstico, tratamento e implicações. A sede está em Belo Horizonte e, na tentativa de atender aos celíacos, nos 853 municípios de Minas, a associação criou os Braços de Trabalho da Acelbra-MG. São associados, familiares ou profissionais de saúde que atuam nas diversas cidades do estado onde residem. Essas pessoas passam por treinamentos específicos, oferecidos pela associação, e se tornam voluntários para o trabalho de apoio à instituição, tornando-se Braços de Trabalho.
Para o vereador, o trabalho promovido pela associação é fundamental na criação de políticas públicas para o bem-estar e qualidade de vida dos celíacos. “Nos colocamos à disposição e estamos juntos nessa caminhada de mais inclusão e de ações de melhorias para esse parcela da população”, finaliza.