Home Destaques

TSE proíbe porte de arma nos locais de votação durante eleições

31/08/2022
in Destaques, Geral, Notícias
375 24
0
TSE proíbe porte de arma nos locais de votação durante eleições

Foto: José Cruz/ Agência Brasil

Compartilhe nas redes sociais

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira,30, proibir a circulação de pessoas armadas nos locais de votação no primeiro e no segundo turnos das eleições, que serão realizados nos dias 2 e 30 de outubro.

Conforme a decisão, quem possui porte de arma não poderá entrar armado nas seções eleitorais ou permanecer armado no perímetro de 100 metros do local de votação. A restrição atinge os chamados CACs, grupo de colecionadores, atiradores desportivos e caçadores que possuem registros legalizados de armamento e munição.

Pela medida, somente integrantes das forças de segurança que vão trabalhar nas eleições poderão estar armados. Contudo, eles só poderão entrar nos locais de votação se forem autorizados pelos responsáveis pelas seções eleitorais.  As regras valerão por 48 horas antes do pleito, durante o dia de votação, e um dia após o turno de votação.

Durante a sessão, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, afirmou que o descumprimento da resolução pode caracterizar crime eleitoral e porte ilegal da arma.

O relator da questão, ministro Ricardo Lewandowski, disse que houve aumento na concessão de registros de armamentos e citou a polarização política para estabelecer a restrição.

Para justificar a medida, o ministro fez alusão a uma norma da legislação eleitoral que impede a entrada de militares armados nas seções sem autorização da equipe de mesários.

De acordo com Lewandowski, “armas e votos são elementos que não se misturam”.

“A ideia subjacente à proibição da presença de pessoas armadas nos locais de votação é proteger o exercício do sufrágio de qualquer ameaça, concreta ou potencial, independentemente de sua procedência”, afirmou.

O voto foi acompanhado pelos ministros Mauro Campbell Marques, Benedito Gonçalves, Cármen Lúcia, Carlos Horbach e o presidente, Alexandre de Moraes.

Fonte: Agência Brasil

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/BF32tm79VVkK2sHxg4MUw7

Tags: armasTSEVotação
Previous Post

Dupla é presa suspeita de traficar drogas na zona oeste de Poços

Next Post

Eleitores que votavam no antigo prédio da UEMG terão novos locais de votação em Poços

Related Posts

BB lança boleto com Pix automático para pagamentos recorrentes
Destaques

BB lança boleto com Pix automático para pagamentos recorrentes

28/04/2026
2.8k
Festa de São Benedito começa nesta sexta (1°) em Poços de Caldas
Cultura

Festa de São Benedito começa nesta sexta (1°) em Poços de Caldas

28/04/2026
2.6k
Idosa desaparecida foi encontrada dentro de córrego e seminua
Destaques

Sem indícios de crime, morte de idosa é associada a confusão mental e possível demência

28/04/2026
3.7k
Projeto reforça posicionamento de Poços na produção mundial de terras raras
Destaques

Projeto reforça posicionamento de Poços na produção mundial de terras raras

28/04/2026
2.8k
Next Post
TSE recebeu 12 registros de candidaturas para presidente

Eleitores que votavam no antigo prédio da UEMG terão novos locais de votação em Poços

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
Facebook Instagram
Rua Junqueira, 613 – Centro, Poços de Caldas – MG 37701-033
© 2021 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.
No Result
View All Result
  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
  • Artigos
  • Coluna MG

© 2019 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.