A Siriema resgatada pelo Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas nesta semana, passou por uma cirurgia e está se recuperando. A ave foi encontrada no Bairro Parque Pinheiros na última quarta-feira (12).
Após ser resgatada pelos militares, a Siriema foi levada ao Centro de Controle de Zoonoses. Foi feito o acolhimento da ave, entretanto por se tratar de um procedimento complexo, em razão da fratura, o CCZ não possuia estrutura para a cirurgia, sendo o animal encaminhado a uma clínica especializada.
“Esse animal foi levado até o CCZ, mas como a prefeitura não tem estrutura para isso e a Puc Minas não está realizando atendimentos em razão da pandemia, foi solicitada nossa equipe para fazer a cirurgia da melhor maneira possível”, disse a médica veterinária Dra. Bruna Gouvea.
A Siriema sofreu uma fratura exposta nos ossos próximos ao pé direito e foi operada no Núcleo de Medicina Veterinária da cidade. Segundo a médica veterinária Patricia Popak, a equipe optou em colocar um fixador esquelético externo, que são pinos que dão estabilidade ao osso.
“Já foi feito o acompanhamento radiográfico e agora, dentro de 30 a 60 dias, serão feitas novas radiografias, o aparelho será removido e ave será devolvida à natureza”, pontuou a veterinária.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: