14 de março no Brasil é uma data escolhida para celebrar o Dia Nacional dos Animais. O objetivo é de conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ser dados aos animais, sejam eles domésticos ou selvagens.
A data vem mais para reforçar o cuidado que devemos ter diariamente. O jornalismo da Onda Poços conversou com a professora do curso de medicina veterinária da Puc Minas de Poços de Caldas, sobre a saúde animal.
Erika Fruhvald comentou que para o animal ter uma vida saudável, é necessário entender a sua biologia. “Primeiro precisa saber se é um gato, um cachorro, se é uma ave, se é um hamster então o que ele faria normalmente se ele estivesse na sua natureza. Para ter sua alimentação adequada, suas horas de descanso, a sombra, a água disponível, a atividade diária, tudo isso é importante para manter a vida saudável do animal. Importante que quando a gente coloca o animal dentro da nossa casa, a gente tem esse contato direto, muitas doenças podem ser transmitidas para o homem e vice-versa”, explica.
Ainda segundo Erika, a visita ao veterinário deve ser realizada com frequência de seis a doze meses de intervalo entre essa visita para fazer exames de check-up, avaliação geral e orientações sobre a alimentação, manejo e rotina do animal.
Animais não convencionais
Aves, répteis, pequenos mamíferos que podem ser mantidos como animais de estimação e precisam de cuidados redobrados principalmente em relação ao manejo e alimentação. Lembrando que, para se ter estes animais como papagaios, jabutis, é necessário que venham de criadouros legalizados. Outras espécies mais comuns, como hamster, coelho e calopsita, por exemplo, já são considerados domésticos pelo Ibama. Uma informação que precisa ser checada antes de se obter estes animais.
De acordo com Erika, o principal cuidado para quem tem estes animais não convencionais ou que deseja tê-los, é de que passe por um clínico especializado nessas espécies para que tenha alimentação, manejo, as suas condições todas adequadas respeitando sua biologia e sua natureza.
Vacinação
Ainda conforme Erika, a vacinação dos pets é importante pois previne doenças que podem levar os animais a óbito, além disso, são doenças que muitas vezes podem acometer o homem. “Então é necessário que cães e gatos sejam vacinados de forma anual pelo menos para que as doenças sejam prevenidas e também a gente garante o bem-estar e a saúde do pet”, explica.
Castração
A professora do curso de veterinária ainda explica que a castração previne que animais procriem de forma descontrolada e também que doenças que ocorrem no sistema reprodutor destes animais, sejam evitadas. “De uma forma geral a gente traz para o animal maior bem estar, além de diminuir a ocorrência de animais que sejam abandonados ou até mesmo não tenham condições de bem-estar em suas residências”, finaliza.
Em Poços de Caldas, há o Programa Municipal de Castração Animal no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Para,284, centro. O atendimento para cadastro acontece nas segundas e terças, a partir das 08h, com 40 senhas disponíveis por dia. A senha é separada por animal e é permitido no máximo duas senhas por pessoa.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/Dyitg26BqUCAITsn99O2Qc