Nesta sexta-feira, 9, um estudante de Poços de Caldas, que passou por um transplante de medula óssea, teve a oportunidade de conhecer pessoalmente o doador. José Augusto enfrentou uma batalha contra o câncer e passou pelo transplante em 2021. O doador, João Otávio Caminha, um advogado de Florianópolis, viajou mil quilômetros para conhecer o receptor.
Unidos pelo vínculo da doação, José Augusto e João Otávio já haviam se conhecido virtualmente, seguindo os prazos estabelecidos pelo Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Desde então, eles mantiveram contato e finalmente tiveram seu primeiro encontro presencial na sexta-feira.
Além do encontro, os dois jovens cumprirão uma agenda na cidade, participando de uma missa e de uma palestra que será realizada na PUC Minas na segunda-feira, dia 12, com transmissão pelo YouTube.
Atualmente, o Redome conta com aproximadamente 5,6 milhões de doadores cadastrados. No entanto, mesmo com esse número, a chance de encontrar um doador compatível é de 64%.
Em Poços de Caldas, a unidade da Fundação Hemoninas oferece atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Entre em contato pelo telefone (35) 2101-9300. O agendamento pode ser feito online ou pelo aplicativo MG-APP-Cidadão.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg