A Prefeitura de Poços de Caldas está reforçando a divulgação dos serviços oferecidos à população em situação de rua no município. A rede de atendimento é composta por ações que vão desde alimentação, higienização e acolhimento, até transporte, atendimento psicossocial e cuidados de saúde.
Entre os principais serviços, destaca-se o trabalho da Abordagem Social, responsável por realizar busca ativa e atender denúncias e solicitações da comunidade. O serviço funciona 24 horas por dia e pode ser acionado pelo telefone 156. Quando há consentimento da pessoa em situação de rua, ela é encaminhada ao Centro POP ou a instituições parceiras da Secretaria Municipal de Assistência Social, onde pode contar com alimentação, roupas limpas, banho e local adequado para dormir.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
O Centro POP, localizado na Avenida João Pinheiro, 551, oferece estrutura para que os usuários possam se higienizar, lavar roupas, se alimentar e receber atendimento com psicólogos e assistentes sociais. Além disso, são realizados encaminhamentos para abrigos, casas de passagem, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Consultório na Rua, e em casos de migrantes, há também o redirecionamento à cidade de origem. O município conta com duas casas de passagem e dois abrigos permanentes.
A prefeitura ressalta que, embora a doação direta de esmolas possa parecer um ato de solidariedade, essa prática tende a contribuir para a permanência das pessoas nas ruas. Por isso, a orientação é que a população colabore encaminhando casos ao serviço de Abordagem Social pelo telefone 156 ou ao Centro POP pelo número (35) 9 8879-9716.