Em uma transmissão ao vivo na noite deste domingo, 26, o prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, anunciou as novas medidas do próximo Decreto Municipal referentes ao coronavirus em Poços. Entre as medidas, a partir das próxima sexta-feira, 1º, será permitida a reabertura do comércio local.
Abaixo um resumo da flexibilização anunciada:
- Bares e restaurantes: Poderão funcionar, porém respeitando as medidas de segurança, espaçamento de mesas de 2 a 3 metros e limitação de público em 30%. Todos os estabelecimentos só autorizarão a entrada de clientes que estiverem usando máscara de proteção. As máscaras também deverão ser disponibilizadas aos funcionários, bem como álcool gel à equipe e clientes, constantemente fazendo a higienização do local. O estabelecimento que não respeitar a medida está sujeito a multa.
- Shopping: Volta a funcionar, porém com limitação de pessoas dentro da unidade e com espaçamento correto de mesas na praça de alimentação
- Salão de beleza: Poderão funcionar normalmente, somente com horário marcado, sem sala de espera.
- Hotéis: Só poderão hospedar pessoas em viagens a trabalho, sem reservas para turistas
- Academias: Vão precisar fazer um plano de funcionamento que deverá ser apresentado ao Comitê Extraordinário de Combate ao Coronavírus
- Creches, escolas e faculdades: Aulas continuam suspensas
- Parques: Parques Municipais só serão abertos para caminhadas, ficando proibida a prática de esportes coletivos.
- Transporte coletivo: Voltará aos poucos aos horários normais e só entrará nos ônibus quem estiver usando máscaras.
- Mototáxi: Continuam proibidos de transportar pessoas
- Igrejas: Estão autorizadas a funcionar, porém fica vedada a presença de idosos e crianças. Os templos deverão limitar em 20% a capacidade total de pessoas. O uso de máscaras é obrigatório, recomendação de distanciamento entre pessoas de 2 a 3 metros e todas recomendações sanitárias sendo cumpridas.
- Salões de festas (incluindo de condomínios) continuam sem pode funcionar
- Eventos com aglomeração de pessoas continuam proibidos.
- Fronteiras da cidade continuam fechadas e fiscalização será intensificada.
O funcionamento do comércio terá quatro horários diferentes e intercalados com o objetivo de não sobrecarregar o transporte público. As medidas, segundo o prefeito, passam a valer na próxima sexta-feira, 1º, porém isso ainda precisa da confirmação de sindicatos. Caso não seja possível, a flexibilização terá início no dia 02 de maio. O decreto com as mudança será publicado entre amanhã, 27/03 ou terça, 28.