A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participou, nesta quinta-feira (6/2), do lançamento do Carnaval da Liberdade 2025, realizado pelo Governo de Minas. O evento irá consolidar o estado como o maior em número de municípios participantes e um dos principais destinos culturais do Brasil durante a folia.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Com o objetivo de garantir a segurança de milhões de foliões, a PCMG apresentou um planejamento operacional adaptado às novas demandas do evento. O aumento no efetivo chega a 141% em relação ao último ano, com a mobilização de 2.896 servidores, superando os 1.200 de 2024.
A PCMG também ampliará a divulgação da Delegacia Virtual para facilitar o registro de ocorrências como furtos, perdas de documentos, estelionatos e acidentes de trânsito sem vítima.
A novidade em 2025 é a intensificação das ações focadas em acessibilidade e celeridade na resposta, com equipes completas de delegados, escrivães e investigadores disponíveis nas delegacias de plantão, além da Central Estadual do Plantão Digital (CEPD) e outros pontos de atendimento.
A chefe da Polícia Civil, delegada-geral Letícia Gamboge, ressaltou “teremos ações específicas voltadas à proteção das mulheres, com a campanha educativa ‘Depois do Não é Crime, Uai!’.
Interior
O planejamento para o interior do estado também contará com reforço no efetivo, com delegacias regionais funcionando 24 horas para garantir suporte a festas e eventos.
A PCMG contará ainda com unidades especializadas, como a Coordenação Aerotática, o apoio de cães e a atuação das equipes da Delegacia Virtual.
Atendimento ao público
A PCMG ampliará a estrutura de atendimento com postos avançados e campanhas educativas para informar os foliões sobre prevenção de crimes e facilitação de registros por meio da DELEGACIA VIRTUAL .
Entre as ocorrências que podem ser registradas on-line estão:
Acidente de trânsito sem vítima
Pichação
Dano
Furto
Estelionato
Perda de documentos e objetos
Desaparecimento de pessoa
Localização de desaparecido
Localização de desconhecido
Violência doméstica: vias de fato/lesão corporal, ameaça e descumprimento de medida protetiva