Poços de Caldas registrou aumento no número de empresas abertas entre janeiro e outubro de 2025. No período, foram 4.954 novos registros empresariais e 2.904 encerramentos, resultando em saldo de 2.050 CNPJs ativos. O desempenho também representa variação de 14% nas aberturas em comparação com 2024, quando foram contabilizadas 4.218 novas empresas e saldo de 1.813.
Clique aqui e acesse o grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Os dados refletem o avanço de iniciativas municipais voltadas à simplificação de processos. A administração pública, em parceria com o Governo de Minas, mantém o programa Rede Sim Mais Livre, que revisa etapas de legalização e reduz o tempo necessário para formalização de negócios. Com a integração do sistema, o município passou a registrar tempo médio de abertura de empresas de 12 horas, incluindo a emissão de alvará de funcionamento e AVCB para atividades classificadas como de baixo e médio risco.
A adoção do modelo atraiu interesse de outras cidades. Até o momento, 18 municípios mineiros visitaram Poços de Caldas para obter informações sobre o funcionamento da estrutura e avaliar a possibilidade de implementação de mecanismos semelhantes. Entre eles estão Pouso Alegre, Monte Sião, Três Corações, Paraisópolis e Inconfidentes.
A administração municipal informa que continuará realizando ajustes no sistema, com foco na expansão do ambiente de negócios. A expectativa é de que as ações contribuam para a atração de novos empreendimentos e para o fortalecimento dos já existentes no município.






