Poços de Caldas registrou 173 casos de sífilis até setembro de 2026, segundo dados do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE). O município intensifica neste mês as ações de prevenção, testagem e diagnóstico precoce por meio da campanha Outubro Verde.
Os registros municipais apontam 250 casos em 2023, 306 em 2024 e 135 em 2025. Entre os casos analisados, os homens representam cerca de 60%, enquanto a faixa etária de 20 a 29 anos concentra entre 42% e 50% das ocorrências.
Clique aqui e acesse o grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Sífilis na gestação
A prevenção da sífilis congênita, transmitida da gestante para o bebê, é uma das prioridades da campanha. Em Poços de Caldas, foram registrados 56 casos de sífilis em gestantes em 2023 e 64 em 2024.
Segundo os dados divulgados, a proporção de tratamentos adequados entre as gestantes foi de 89,3% em 2023 e 90,6% em 2024. Em Minas Gerais, os índices foram de 76,8% e 78,9%, respectivamente.
A testagem durante o pré-natal e o início oportuno do tratamento ajudam a reduzir o risco de transmissão para o bebê. O acompanhamento dos parceiros sexuais também é importante para evitar novas infecções.
Onde fazer o teste rápido em Poços de Caldas
Os testes rápidos para sífilis estão disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS):
- Unidades Básicas de Saúde (UBSs): de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
- CTA/SAE: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na Rua Pará, nº 284, Centro.
A identificação precoce permite receber orientação e iniciar o tratamento indicado por profissionais de saúde.
Ação do Outubro Verde será no dia 27
Como parte da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá uma atividade de conscientização no dia 27 de outubro, das 8h às 12h, em frente à agência do Itaú, na Rua Assis Figueiredo, no Centro.
O Outubro Verde busca ampliar o acesso à informação e incentivar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da sífilis e da sífilis congênita. O Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita é celebrado no terceiro sábado de outubro.







