Segundo o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti, (Lira), Poços de Caldas apresenta médio risco de infestação do Aedes Aegypti. O levantamento foi realizado na segunda quinzena deste mês, quando os agentes de endemias visitaram 3.402 pontos, entre imóveis, terrenos e áreas públicas. 83 focos foram encontrados, o que representa 2,4% de Índice de Infestação Predial, considerado médio risco pela escala do Ministério da Saúde. O trabalho de combate ao mosquito será intensificado.
Casos
Em 2019, foram notificados 158 casos de dengue, sendo 137 de residentes. 31 foram confirmados e destes, 17 autóctones, ou seja, contraídos no município. Foram 25 notificações de chikungunya, com quatro confirmações, sendo uma autóctone. Não houve notificação de zika. Na primeira quinzena de fevereiro, a Vigilância Epidemiológica realiza uma reunião com representantes de pronto atendimentos e de Hospitais de Poços, para orientações.
Serviço
Denúncias ou casos que mereçam a visita dos agentes de endemias podem ser registrados na Ouvidoria Municipal de Saúde, pelo 0800-283-0324, atendimento com ligação gratuita, de segunda a sexta, das 8h às 17h. O contato também pode ser feito pelo telefone da Vigilância Ambiental: 3697-5977. Os agentes trabalham identificados com uniforme e/ou colete e também portam crachá.