Home Brasil

Pesquisa mostra falta de vacinas em mais de 1,5 mil municípios

14/09/2024
in Brasil, Destaques, Saúde
387 12
0
Brasil deixa lista dos 20 países com mais crianças não vacinadas
Compartilhe nas redes sociais

Mais de 1,5 mil municípios relatam falta de vacinas, de acordo com pesquisa divulgada nesta sexta-feira (13) pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O levantamento mostra que, nessas localidades, faltam vacinas principalmente para as crianças. Entre os principais que estão em falta estão os imunizantes contra varicela, covid-19 e meningocócica C.

📱Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp

O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 11 de setembro e contou com a participação de 2.415 municípios. Desses, 1.563 – o equivalente a 64,7% dos que participaram da pesquisa e cerca de 28% do total de municípios no Brasil – enfrentavam falta de imunizantes há pelo menos 30 dias.

A vacina contra varicela é a que está mais em falta segundo o levantamento. Ela protege crianças de 4 anos da catapora – nessa idade é aplicado o reforço. O imunizante falta em 1.210 municípios respondentes, com uma média de desabastecimento superior a 90 dias.

A falta de vacina contra a covid-19 para crianças afeta 770 municípios que estão, em média, 30 dias sem o imunizante. Já a vacina Meningocócica C, que protege contra infecções graves e fatais, como a meningite, está indisponível em 546 municípios, em média, há cerca de 90 dias.

Também foram apontadas como em falta nos municípios: a Tetraviral, que combate o sarampo, a caxumba e a rubéola, em 447 municípios; a Hepatite A, em 307 municípios; e a DTP, que combate a difteria, tétano e coqueluche, em 288 municípios.

Localização

Considerando as regiões do país, o Sudeste aparece em primeiro lugar com 595 municípios enfrentando falta de imunizantes, o que corresponde a 68,5% dos municípios na região; o Sul, com 395 (65,1%); o Nordeste, com 370 (65,1%); o Centro-Oeste, 136 (63%); e o Norte, com 67 (42,9%).

Ministério da Saúde

Em nota, o Ministério da Saúde diz que mantém “envios regulares de vacinas aos estados, que são responsáveis por abastecer os municípios”.

A pasta afirma ainda que não há falta generalizada de vacinas no Brasil. “O levantamento da CNM traz questões pontuais para as quais o Ministério da Saúde adota estratégias para manter a vacinação em dia e a proteção da população. Essas ações são realizadas em diálogo constante com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems)”, diz a nota.

Fonte: Agência Brasil

Tags: Brasilministério da Saúdesudestevacinas
Previous Post

Homem é preso após furto em posto de saúde de Cabo Verde

Next Post

Queimadas mobilizam bombeiros há dias em cidades da região

Related Posts

Golpistas simulam sequestro e tentam extorquir idosa de 80 anos
Destaques

Golpistas simulam sequestro e tentam extorquir idosa de 80 anos

20/04/2026
3k
Carro é encontrado e idosa continua desaparecida
Destaques

Carro é encontrado e idosa continua desaparecida

20/04/2026
4.2k
Sicredi Run reúne mais de 800 participantes na segunda edição em Poços de Caldas
Destaques

Sicredi Run reúne mais de 800 participantes na segunda edição em Poços de Caldas

20/04/2026
2.7k
Incêndio de grandes proporções destrói parte de supermercado na região
Destaques

Incêndio de grandes proporções destrói parte de supermercado na região

20/04/2026
3.2k
Next Post
Queimadas mobilizam bombeiros há dias em cidades da região

Queimadas mobilizam bombeiros há dias em cidades da região

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
Facebook Instagram
Rua Junqueira, 613 – Centro, Poços de Caldas – MG 37701-033
© 2021 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.
No Result
View All Result
  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
  • Artigos
  • Coluna MG

© 2019 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.