Após os dias de folia, os cidadãos que eventualmente perderam algum documento pessoal durante o Carnaval, como Carteira de Identidade Nacional (CIN) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), podem solicitar a segunda via de forma ágil e simples diretamente nos canais oficiais do Governo de Minas. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) oferece os serviços no aplicativo MG App, no Portal Cidadão MG e no site de Trânsito.
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A segunda via dos documentos pode ser solicitada digitalmente, sem que o cidadão precise se deslocar até unidades físicas de atendimento ou enfrentar filas.
Para solicitar a segunda via da CIN no MG App e no Portal Cidadão MG, o cidadão deve acessar o menu Agendamento de Serviços, em seguida Documentos Pessoais e, depois, Agendar Emissão de Carteira de Identidade Nacional (CIN).
No caso da CNH, é possível realizar o procedimento no Portal de Trânsito, também após o registro do boletim de ocorrência. O site disponibiliza acesso direto aos serviços de trânsito, permitindo, além da emissão de documentos, a regularização de pendências, consulta de multas, agendamento de exames de direção, entre outros.
Além disso, as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) espalhadas pelo estado também disponibilizam o serviço de forma presencial. Nas UAIs, o cidadão pode solicitar a segunda via de documentos contando com o auxílio de profissionais capacitados para esclarecer dúvidas e orientar sobre o preenchimento das informações necessárias.
Os atendimentos nas UAIs são realizados por meio de agendamento prévio, e de forma gratuita pelos canais oficiais do Governo de Minas. As vagas para emissão da CIN são liberadas de segunda a sexta-feira a partir das 7h e o prazo para agendamento é de dez dias. Em casos de urgência comprovada, é possível solicitar o agendamento excepcional por meio do canal “Fale Conosco”, disponível neste link.
Ocorrência
Para o registro de perda de documento, o usuário deve preencher um formulário simples com informações sobre o documento perdido, como tipo, número e, quando necessário, dados adicionais que possam ser solicitados para garantir a autenticidade e a veracidade do pedido.
Serviços digitais
O Portal Cidadão MG e o aplicativo MG App contam com mais de 200 serviços públicos disponíveis para cidadãos, empresas e municípios. O aplicativo ultrapassou a marca de 5 milhões de usuários e pode ser baixado nas principais lojas de apps.
Fonte: Agência Minas