Home Notícias Geral

Nuvem de gafanhotos: governo declara emergência fitossanitária

25/06/2020
in Geral, Notícias
395 4
0
Nuvem de gafanhotos: governo declara emergência fitossanitária

foto: twitter.com/gobdecordoba

Compartilhe nas redes sociais

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento declarou estado de emergência fitossanitária no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina devido ao risco de surto da praga Schistocerca cancellata nas áreas produtoras dos dois estados. A portaria com a medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira,25.

O estado de emergência tem por objetivo permitir a implementação de plano de supressão da praga e adoção de medidas emergenciais. De acordo com o ministério, a emergência fitossanitária é por um prazo de 1 ano.

A nuvem de gafanhotos está a cerca de 250 quilômetros da fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina. A preocupação das autoridades do setor agropecuário e de produtores rurais é o dano que os insetos possam causar às lavouras e pastagens, se houver infestação.

A dieta do inseto varia, conforme a espécie, entre folhas, cereais, capins e outras gramíneas. Segundo informações repassadas à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, a nuvem é originária do Paraguai, das províncias de Formosa e Chaco, onde há culturas de cana-de-açúcar, mandioca e milho.

Em nota, o Ministério informou que está acompanhando o fenômeno em tempo real e que “emitiu alerta para as superintendências federais de Agricultura e aos órgãos estaduais de Defesa Agropecuária para que sejam tomadas medidas cabíveis de monitoramento e orientação aos agricultores da região.

De acordo com a pasta, especialistas argentinos estimam que os insetos sigam em direção ao Uruguai. A ocorrência e o deslocamento da nuvem de gafanhotos são influenciados pela temperatura e circulação dos ventos.

O fenômeno é mais comum com temperatura elevada. Segundo o setor de Meteorologia da secretaria gaúcha, há expectativa de aproximação de uma frente fria pelo sul do estado, que deve intensificar os ventos de norte e noroeste, “potencializando o deslocamento do massivo para a Fronteira Oeste, Missões e Médio e Alto Vale do Rio Uruguai”.

A nota diz ainda que o gafanhoto está presente no Brasil desde o século 19 e que causou grandes perdas às lavouras de arroz na Região Sul no período de 1930 a 1940. “No entanto, desde então, tem permanecido na sua fase ‘isolada’, que não causa danos às lavouras.”

O ministério informa que especialistas estão avaliando “os fatores que levaram ao ressurgimento desta praga em sua fase mais agressiva” e que o fenômeno pode estar relacionado a uma conjunção de fatores climáticos.

A Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul orienta os produtores rurais gaúchos a informar a Inspetoria de Defesa Agropecuária da sua localidade se identificar a presença de tais insetos em grande quantidade.

Fonte: Agência Brasil

? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I6CrfUAMzSyFuP3fopAQlm

Tags: gafanhotonuvem
Previous Post

Covid-19: Saúde confirma 5ª morte de moradores de Poços de Caldas

Next Post

Estações irão monitorar a chuva e o nível dos rios que cortam Poços de Caldas

Related Posts

Hospedagens têm até esta segunda (20) para adotar check-in digital
Destaques

Hospedagens têm até esta segunda (20) para adotar check-in digital

20/04/2026
2.5k
Consultório na Rua celebra 10 anos com evento especial no Parque Ecológico da Zona Sul de Poços
Destaques

Consultório na Rua celebra 10 anos com evento especial no Parque Ecológico da Zona Sul de Poços

20/04/2026
2.5k
Veja quais são as 16 escolas participantes da edição de 2026 da Gincana do Saber em Poços de Caldas
Destaques

Veja quais são as 16 escolas participantes da edição de 2026 da Gincana do Saber em Poços de Caldas

20/04/2026
2.7k
Passageiro morre após capotamento em rodovia no Sul de Minas
Acidente

Passageiro morre após capotamento em rodovia no Sul de Minas

20/04/2026
3.1k
Next Post
Estações irão monitorar a chuva e o nível dos rios que cortam Poços de Caldas

Estações irão monitorar a chuva e o nível dos rios que cortam Poços de Caldas

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
Facebook Instagram
Rua Junqueira, 613 – Centro, Poços de Caldas – MG 37701-033
© 2021 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.
No Result
View All Result
  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
  • Artigos
  • Coluna MG

© 2019 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.