MG lidera número de eleitores analfabetos no país e soma mais de 637 mil em 2026

Compartilhe nas redes sociais

Minas Gerais chega às eleições de 2026 com 637.785 eleitores registrados como analfabetos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número corresponde a 3,89% dos cerca de 16,3 milhões de eleitores mineiros.

Em números absolutos, Minas Gerais é o estado brasileiro com o maior número de eleitores nessa condição, à frente da Bahia e de São Paulo. O levantamento foi realizado pela equipe de dados de O TEMPO com base nas informações do cadastro eleitoral.

A participação de Minas entre os eleitores analfabetos é maior do que o peso do estado no eleitorado nacional. Enquanto os mineiros representam 10,3% de todas as pessoas aptas a votar no país, o estado concentra 11,6% dos eleitores registrados no TSE como analfabetos.

No Sudeste, a diferença é ainda mais expressiva. Minas Gerais representa 24,7% do eleitorado da região, mas concentra 41,3% dos eleitores analfabetos.

Clique aqui e acesse o grupo de notícias da Onda no WhatsApp 📲

Informação chega por outros caminhos

Sem conseguir ler propostas, notícias ou materiais escritos de campanha, esses eleitores recorrem a outras formas de acesso à informação. Televisão, vídeos e áudios enviados pelo celular, além de conversas com familiares, amigos e pessoas de confiança, estão entre os principais meios utilizados.

Notícias regionais

No momento da votação, números, rostos dos candidatos e a memória também podem ajudar o eleitor a identificar quem deseja escolher.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é considerada analfabeta a pessoa que declara não saber ler e escrever um bilhete simples no idioma que conhece. Também se enquadram nessa definição pessoas que aprenderam a ler e escrever, mas esqueceram, ou que conseguem apenas assinar o próprio nome.

Os 637.785 eleitores citados no levantamento, porém, correspondem especificamente às pessoas que aparecem no cadastro do TSE com o grau de instrução classificado como “analfabeto”.

Voto é facultativo

A Constituição Federal estabelece que o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para pessoas analfabetas. A mesma regra se aplica aos jovens de 16 e 17 anos e aos eleitores com mais de 70 anos.

Apesar de a participação ser facultativa, os eleitores analfabetos que possuem título eleitoral não ficam de fora das pesquisas de intenção de voto.

Segundo Audrey Dias, cientista política e coordenadora de Pesquisa do DATATEMPO, esse grupo faz parte do universo pesquisado e é considerado de acordo com sua representatividade no eleitorado.

“Os eleitores analfabetos não são excluídos e são representados na categoria de escolaridade correspondente, de acordo com a proporção existente no eleitorado”, explicou.

557
SHARES
2.5k
VIEWS

Related Posts