Em abril de 2020, o Instituto Alcoa (IA) comemora 30 anos de trabalho no Brasil. Neste período, tem desenvolvido uma série de iniciativas para transformar coletivamente as localidades em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas, em Minas Gerais; São Luís, no Maranhão; e Juruti, no Pará – a fim de torná-los territórios mais inclusivos e menos desiguais.
“Há 30 anos acreditamos na energia do fazer juntos. E estamos comemorando justamente a potência destes encontros, entre pessoas e organizações para agir e transformar. Nosso compromisso está justamente nesta conexão social e no engajamento de pessoas para promover o desenvolvimento das comunidades. Construímos um legado perene nos territórios, contribuindo com a realização de centenas de projetos comunitários e tudo foi realizado em conjunto com pessoas e instituições que foram e continuam sendo parceiros fundamentais para a ação do Instituto Alcoa nas localidades. Todos são parte dessa construção”, ressalta Fausto Cruz, presidente do Instituto Alcoa.
Para realizar sua missão, o Instituto Alcoa promove e apoia programas e projetos que visam ampliar o acesso à educação pública de qualidade com foco no Ensino Fundamental e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, apostando na força da participação e da mobilização das pessoas para uma transformação efetiva.
“O cenário de desafios diante das desigualdades de renda no país, assim como de melhoria da qualidade, acesso, permanência e gestão da Educação Básica no Brasil, é uma pauta fundamental para atuação de todos os setores da sociedade. E o Instituto Alcoa está atento a estas agendas. Por isso, atuamos conectado às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, destaca Tatiana Bizzi, gerente de programas do Instituto Alcoa.
Estratégia de ação em resposta à crise
Diante da pandemia de coronavírus (COVID-19), o Instituto Alcoa estabelece revisões em sua estratégia para oferecer apoio às principais demandas dos territórios. Serão investidos mais de R$4,2 milhões nas iniciativas que compõe o fundo de resposta à crise.
Neste momento, devido à urgência de resposta à pandemia, estão sendo endereçadas as ajudas humanitárias às localidades. No segundo semestre, as iniciativas do IA serão retomadas, com foco no fortalecimento e desenvolvimento das comunidades.
Sendo assim, o Programa de Apoio a Projetos Locais, por exemplo, será retomado a partir de julho e apoiará projetos desenvolvidos por organizações da sociedade civil (OSCs) e/ou poder público.
Outra iniciativa que ganha força neste ano é o Programa Ecoa, principal ação de fortalecimento da educação pública realizada desde 2014 pelo Instituto Alcoa, que foi remodelado e passa a atuar em duas frentes – Ecoa Gestão e Ecoa Formação – alinhado às demandas atuais de melhoria da qualidade da educação público. A proposta é oferecer suporte às necessidades das redes municipais de educação pós-pandemia, tanto na gestão quanto na formação dos professores, a fim de colaborar com a retomada das atividades nas escolas ao longo do ano.
A partir do segundo semestre, ganharão força também as iniciativas da frente de engajamento da sociedade e voluntariado, com formações presenciais e à distância com as Equipes Líderes e Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias para o desenvolvimento de planos de ação locais a fim de mobilizar as comunidades para as causas do Instituto Alcoa.