Neste sábado,25, das 18h às 21h, o grupo Original Crew realiza a primeira edição do projeto Ocupação Original Crew no espaço CEU das Artes, localizado na Zona Leste de Poços de Caldas. Além do trabalho do grupo de dança, o evento terá a participação especial dos MC’s da Batalha da Quadra e um pocket show da cantora Dani Zenker. Essa edição tem patrocínio da Prefeitura de Poços de Caldas, através do edital de Incentivo Direto da Secretaria Municipal de Cultura, e conta com o apoio dos parceiros culturais CEU das Artes e do produtor e ator Valber Rodrigues.
Fundado em 2007 pelos b-boys Ivan Soares, Rodrigo Teixeira, Adriano Gal e Anderson Veronese, o grupo completa 15 anos em 2022 e possui como referência em suas pesquisas a dança Break e a ocupação artística em espaços públicos da cidade, sendo a Praça Fonte do Leão um dos principais locais. Desde o início de suas atividades, o grupo ministra treinamentos semanais de dança break com foco em adolescentes.
O trabalho consistente e continuado ao longo de mais de uma década, através das pesquisas em dança, deu origem a um grupo que, atualmente, é formado pelos bailarinos b-boys Adriano Gal, Felipe Egidio, Matheus Gal, Altieris Braido, Guilherme Bassoto, Pablo Eduardo, Bruno Henrique, Andre Valim, Samuel Damazio, Gabriel Cunha, Gabriel Shultz e Werick Nascimento dos Santos.
“A crew, como são chamados os grupos organizados no movimento Hip Hop, historicamente, reivindica o usufruto da cidade e suas liberdades, e continua a desenvolver suas experimentações, que mesmo à parte das políticas públicas culturais, produz arte e cultura com excelência: forma crianças e adolescentes nos bairros não centrais”, comenta Adriano Veronese, um dos cofundadores do Original Crew.
Desde sua criação, o grupo acumula premiações, se destacando em competições tanto nacionais, quanto internacionais, tais como “Se Ela Dança, Eu Danço”, programa veiculado no canal SBT, “El Boske City Battle”, promovido na cidade de Santiago, Chile e “Tolouse Battle Pro World Final”, em Toulous, França. Todas as intervenções são marcadas pela forte influência do Hip Hop e, sobretudo, trazem para o centro do palco narrativas ainda marginalizadas.
Hoje a nova geração de produtores culturais e bailarinos buscam honrar e dar continuidade ao projeto iniciado há 15 anos e, cada vez mais, se alinha às novas demandas do setor cultural de Poços de Caldas e do país.
Habituados a ocuparem os espaços públicos da cidade com arte e cultura, os integrantes do Original Crew buscam para 2022 ocuparem também os editais públicos de incentivo à cultura na cidade, fazendo com que o aporte financeiro potencialize as ações do grupo.
Seguindo esse propósito, nasce o projeto Ocupação Original Crew que se propõe a ocupar espaços públicos com seu trabalho autoral na dança e dividir com o público suas metodologias de criação na arte através de uma cypher.
“A proposição da ocupação é transformar os espaços de passagem em locais de cultura e arte. Por isso, teremos como abertura uma coreografia do nosso grupo, o Original Crew, e números individuais dos nossos bailarinos b-boys. Depois, abriremos a pista de dança para uma “cypher”, modalidade que permite aos convidados também dançarem e apresentarem números individuais”, complementa e Gabriel Shultz, um dos integrantes do Original Crew.
O projeto prevê a ocupação em três praças públicas da cidade nos próximos meses: Praça do CEU das Artes (Zona Leste), Praça da Pista de Skate (Zona Sul), e, por fim, na Fonte do Leãozinho, onde o grupo mantém sua ocupação há mais de uma década. Todas as atividades são gratuitas.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –>> https://chat.whatsapp.com/F5U4Ztv41fJCWCHojvmk6x