O Ministério de Portos e Aeroportos lançou a primeira fase do programa Voa Brasil. Agora, os aposentados podem comprar passagens aéreas por até 200 reais. A fase inicial vai disponibilizar 3 milhões de passagens, independente da faixa de renda.
Para comprar as passagens mais baratas, o aposentado não deve ter viajado de avião nos últimos 12 meses. Cada beneficiário terá direito a dois bilhetes aéreos por ano.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp
Segundo o ministério, mais de 23 milhões de aposentados terão direito ao benefício. A compra é feita direto pelo site gov.br/voabrasil com a conta do Gov.br. Mas, atenção, a conta precisa ser nível prata ou ouro. Quem tiver a conta bronze deve atualizar os dado cadastrais para subir o nível e poder comprar as passagens.
Ao localizar a passagem desejada, o usuário é direcionado para a página da companhia aérea para finalizar a compra. As empresas Azul, Gol, Latam e VoePass participam do programa.
A adesão das companhias aéreas será voluntária e não há recursos públicos envolvidos. O CEO da Azul Linhas aéreas, John Rodgerson, explicou que a ideia é aproveitar a ociosidade das aeronaves na baixa temporada. Atualmente, de janeiro a junho, a taxa média de ociosidade das aeronaves é de 20%.