Está em cartaz no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, a exposição “Coleção José Ranauro: Vistas da Cidade”. Lançada nesta semana, a exposição segue durante todo o mês de março.
José Ranauro era filho de imigrantes italianos e herdou da mãe, Rosa Bonadero Ranauro, a prática de um colecionismo curioso da cidade. Trabalhou como barbeiro e foi funcionário público ocupando cargo de fiscal de Caça e Pesca na Prefeitura Municipal de Poços de Caldas. Nasceu em 1908 e faleceu em 1983.
Em sua coleção de mais de 600 fotos, é possível perceber que ele se dedicava a colecionar imagens e recortes de jornais que contam a história de Poços de Caldas, não por ofício, mas por prazer.
O conjunto de fotos possui características interessantes: a maioria pode ser identificada pelo seu nome escrito no centro da imagem ou um carimbo com suas iniciais que, além de identificarem a imagem, vêm acompanhados de comentários pessoais, números e setas indicativas na própria foto e creditados nas legendas de cartolina amarela ou rosa coladas nas fotografias. Essas legendas ocupam, sem dúvida, lugar de destaque na coleção.
Horários
A “Coleção José Ranauro: Vistas da Cidade” pode ser vista no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas nos seguintes horários:
- De terça a sexta: das 10h às 16h
- Sábados, das 14h às 17h
- Domingos, das 10h às 13h
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/LWKSu5IWTOs2pMdBVRq4Ah