A Câmara de Poços recebe, até 30 de dezembro, a exposição “Artesãos de Poços de Caldas”, que reúne trabalhos produzidos por profissionais da cidade. A mostra acontece a pedido do vereador Kleber Silva (Novo), com o intuito de valorizar e reconhecer a criatividade, a dedicação e trabalho desses artistas.
A abertura aconteceu na última terça-feira (13), com a presença de vereadores, de alguns artesãos que participam da exposição e do secretário municipal de Cultura Gustavo Dutra. Estão no saguão de entrada do Legislativo trabalhos como: artesanatos em MDF; bolsas de tecido, jeans e ecobag; capa para livros e cadernos; chaveiros bordados; sabonetes artesanais; costura criativa e patchwork; bordados, pinturas e crochê; presépio em palha de milho.
Robert Silveira, engenheiro eletricista, falou sobre seu trabalho com artesanato. “Produzo relógios de parede e de mesa, peças feitas com um trabalho bem artesanal, também faço porta-retratos estilizados de MDF, peças próprias para churrasco, entre outras coisas. Acho interessante a Câmara ceder esse espaço para nós artesãos, pois eu vejo o artesanato menos reconhecido no Brasil do que em outros países. Então, essa divulgação só traz benefícios, não só para os turistas, mas também à população local, que muitas vezes não sabe onde pode adquirir determinada peça”, disse.
A artesã Deborah Noronha Lima trabalha, em especial, com palha de milho. “O foco principal do meu trabalho são os presépios, mas eu também faço flores e outros trabalhos com alguns materiais. Eu acho que a oportunidade que a Câmara está dando para nós artesãos é de grande importância, porque fomenta esse negócio na cidade, que muitas vezes é esquecido. Além de ser um meio de renda para muita gente, o artesanato proporciona alegria às pessoas, o que é crucial nos tempos difíceis que passamos”, destacou.
O secretário de Cultura Gustavo Dutra ressaltou o importante papel do Poder Legislativo Municipal de promover exposições diversas em seu saguão. “As exposições divulgam e dialogam diretamente com a sociedade, trazendo à tona assuntos importantes e divulgando belos trabalhos, como é o caso desta presente exposição. Essas ações demonstram um compromisso do Legislativo com a arte e a cultura”, comentou.
Para o vereador Kleber Silva, é preciso valorizar esse trabalho e nada melhor do que abrir o espaço da Câmara para a exposição. “O que me levou a propor essa exposição é o fato de que também sou artesão, fabrico facas artesanais, e por isso sei da importância de valorizar esse ofício. O objetivo da mostra é reunir peças dos artesãos pouco conhecidos de Poços de Caldas e, com isso, divulgá-los. E estou super satisfeito com a proporção que isso tomou. Quando lançamos o projeto, a classe dos artesãos abraçou e trouxe produtos diversos de muita beleza e qualidade”, declarou.
As visitas à exposição podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/LsQo5KeWvvGGWlfyPCwl57