Search
Search
Home Notícias

Eleitor não pode ser preso a partir desta terça-feira; veja exceções

25/10/2022
em Notícias, Política
374 24
0
TSE recebeu 12 registros de candidaturas para presidente
Compartilhe nas redes sociais

A partir desta terça-feira,25, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, exceto em casos de “flagrante delito” ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável. Está também prevista prisão para pessoas que impeçam o direito de as pessoas transitarem livremente. As medidas valem até 48 horas após o segundo turno das eleições, conforme previsto no Código Eleitoral.

De acordo com o Artigo 236, membros das mesas receptoras e fiscais de partido também não poderão ser detidos ou presos durante o exercício de suas funções, “salvo caso de flagrante delito”.

Segundo a legislação, nenhuma autoridade poderá, desde cinco dias antes e até 48 horas após o encerramento da eleição, “prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto [direito de transitar livremente]”.

Caso ocorra “qualquer prisão”, o detido deverá ser imediatamente conduzido à presença do juiz competente, a quem caberá verificar a ilegalidade da detenção. Confirmada a ilegalidade, caberá ao juiz relaxar a prisão e responsabilizar eventuais coautores da detenção.

Fonte: Agência Brasil

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IvhSTUtPkmaLCt0w21f2Pc

Tags: Eleições 2022eleitorpresidência da República
Notícia Anterior

Crianças diabéticas poderão ganhar medidor eletrônico e sensor pelo SUS em Poços

Confira também

Poços de Caldas volta a registrar morte em decorrência da covid

Posts Relacionados

Confira o funcionamento da Prefeitura nos feriados de fim de ano
cidade

Prefeitura lança edital com investimento de R$ 1,25 milhão em projetos de Poços

18/08/2025
2.5k
Mulheres recrutadas em favela do Rio são presas em Poços de Caldas
Destaques

Mulheres recrutadas em favela do Rio são presas em Poços de Caldas

18/08/2025
2.5k
Tenente do Exército suspeito de feminicídio no Sul de Minas, é encontrado morto
Destaques

Farmácia tem cerca de R$ 5 mil em perfumes furtados em Espírito Santo do Pinhal

18/08/2025
2.5k
Causa animal pede apoio: grupo voluntário anuncia risco de encerramento
Destaques

Causa animal pede apoio: grupo voluntário anuncia risco de encerramento

18/08/2025
2.5k
Confira também
POÇOS DE CALDAS | Três pessoas morrem por Covid, diz boletim desta segunda

Poços de Caldas volta a registrar morte em decorrência da covid

  • Home
  • Programação
  • Notícias
  • Contato
  • Política de privacidade
Menu
  • Home
  • Programação
  • Notícias
  • Contato
  • Política de privacidade
Facebook
Instagram
Rua Junqueira, 613 – Centro, Poços de Caldas – MG – 37701-033

© 2021 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.

Open chat

ONDA POÇOS

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato