Home Notícias Educação

Educação Infantil disponibiliza conteúdo em língua de sinais

01/06/2020
in Educação, Notícias
387 12
0
Educação Infantil disponibiliza conteúdo em língua de sinais
Compartilhe nas redes sociais

A Secretaria Municipal de Educação está disponibilizando conteúdos em Língua de Sinais no portal Aprender Brincando, voltado para os pequeninos de zero a cinco anos. Lançado no dia 18 de maio, o site tem atividades dirigidas para os alunos da Educação Infantil, com músicas, brincadeiras, contação de histórias e diversas sugestões de exercícios lúdicos e afetivos para as famílias realizarem com as crianças em casa durante a pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19).

Nesta semana, foi disponibilizada a primeira atividade em Língua de Sinais, tanto para alunos surdos e suas famílias, como para os ouvintes, proporcionando o primeiro contato com a Libras, neste momento de distanciamento social.

Em vídeo, a coordenadora do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Dr. Tarso de Coimbra, Fabiana Scassiotti Fernandes Solia, ensina as cores em Língua de Sinais. O conteúdo foi inserido no contexto da brincadeira “Amarelinha diferente”, que utiliza recortes coloridos em sua execução. A atividade está disponível no link https://bit.ly/2XfuXW0.

Os conteúdos são atualizados semanalmente e novos vídeos em Língua de Sinais serão disponibilizados, com noções básicas que geram empatia, facilitando a comunicação entre surdos e ouvintes, desde a primeira infância.

Tarso de Coimbra
As aulas presenciais no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Dr. Tarso de Coimbra também estão suspensas desde o dia 18 de março. Para promover a acessibilidade dos alunos com surdez e deficiência auditiva às atividades remotas no Ensino Fundamental e Médio, a equipe da unidade trabalha com os conteúdos enviados pela escola regular de origem do estudante, em Língua de Sinais ou oralidade, de acordo com as especificidades de cada caso.

A unidade mantém contato com os alunos e suas famílias por meio de recursos como grupos de Whatsapp e Zoom. “As famílias participam e está sendo um aprendizado para todo mundo. É o reinventar-se enquanto professor. É um desafio para todos: alunos, família, professores. Todos nós saímos da zona de conforto e estamos enfrentando essa nova maneira de trabalhar, buscando outros caminhos e novas estratégias, tendo que aprender a lidar com a tecnologia”, destaca a pedagoga Fabiana Scassiotti, que coordena a unidade.

O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Dr. Tarso de Coimbra, que completou 60 anos de atividade em 2019, atua em consonância com a legislação e política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. A escola conta com aproximadamente 40 estudantes surdos e com deficiência auditiva, oferecendo atendimento educacional especializado, de forma não substitutiva à escolarização, no contraturno escolar.

? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I6CrfUAMzSyFuP3fopAQlm

Previous Post

PM apreende mochila com quase cinco quilos de drogas

Next Post

Motorista e 10 cabeças de gado morrem em acidente com caminhão

Related Posts

Motociclista de 25 anos morre após bater em poste no Sul de Minas
Destaques

Motociclista de 25 anos morre após bater em poste no Sul de Minas

12/06/2026
2.9k
Flipoços 2026 doa quase mil livros para instituições de Poços de Caldas e região
Destaques

Flipoços 2026 doa quase mil livros para instituições de Poços de Caldas e região

12/06/2026
2.5k
Minuto Sebrae: Copa do Mundo impulsiona oportunidades para pequenos negócios
Destaques

Minuto Sebrae: Copa do Mundo impulsiona oportunidades para pequenos negócios

12/06/2026
2.5k
Mais de 150 quilos de drogas apreendidas no Sul de Minas são incinerados
Destaques

Mais de 150 quilos de drogas apreendidas no Sul de Minas são incinerados

12/06/2026
2.7k
Next Post
Motorista e 10 cabeças de gado morrem em acidente com caminhão

Motorista e 10 cabeças de gado morrem em acidente com caminhão

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
Facebook Instagram
Rua Junqueira, 613 – Centro, Poços de Caldas – MG 37701-033
© 2021 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.
No Result
View All Result
  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
  • Artigos
  • Coluna MG

© 2019 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.