Servidores do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Poços de Caldas participaram, durante setembro, de atividades voltadas à saúde mental em razão do Setembro Amarelo. Neste ano, as ações tiveram como tema “Escutar é estar presente” e reuniram trabalhadores de diferentes setores da autarquia.
Os encontros foram realizados no dia 24, no Centro de Operações do DMAE (CEOPE) e no prédio central da autarquia. As atividades foram conduzidas pela psiquiatra Sirlei Chagas, que conversou com os servidores sobre questões relacionadas à saúde mental.
No período da manhã, a conversa no CEOPE teve como tema “Falar e Cuidar” e contou com a participação de trabalhadores da área operacional. À tarde, a atividade foi realizada com servidores que atuam em setores como Comercial, Administrativo, Laboratório e Estação de Tratamento de Água (ETA) 1.
Durante os encontros, foram abordados temas relacionados à depressão, ansiedade e às dificuldades enfrentadas no cotidiano. Segundo a psiquiatra, a proposta também foi incentivar a valorização das atividades diárias e das relações pessoais.
Clique aqui e acesse o grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Programa de saúde mental
O DMAE mantém, desde 2021, um programa voltado à saúde mental dos servidores. A iniciativa conta com atendimento psicológico, acompanhamento do médico do trabalho e suporte psiquiátrico.
Participam do programa a psicóloga Maria Cristina Dal Poggetto, o médico do trabalho Luciano Resende Ferreira e a psiquiatra Sirlei Chagas, que realiza os atendimentos por meio de uma clínica terceirizada.
Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio e a valorização da vida. As ações realizadas ao longo do mês buscam ampliar o debate sobre saúde mental e estimular a busca por apoio diante de situações de sofrimento emocional.
No DMAE, as atividades fazem parte das ações desenvolvidas com os servidores ao longo do ano dentro do programa de saúde mental da autarquia.








