Home Notícias Cultura

Cidades históricas de MG ganham série inédita na Rede Minas, Minasplay e TV Poços

20/01/2026
in Cultura, Destaques, Notícias
530 10
0
Cidades históricas de MG ganham série inédita na Rede Minas, Minasplay e TV Poços

Foto: Ricardo Costa

Compartilhe nas redes sociais

As cidades históricas de Minas Gerais, verdadeiros pilares da formação cultural, política e social do estado, são o tema da nova série documental Minas Cidades Históricas, que estreia neste domingo (25), às 19h, na Rede Minas. A produção também será exibida simultaneamente pela plataforma de streaming Minasplay e pela TV Poços, emissora responsável pela realização do projeto.

Com episódios semanais de 30 minutos, a série propõe uma imersão profunda na história, na arquitetura, nas tradições e na identidade mineira, a partir do olhar de historiadores, especialistas e pesquisadores. Cada capítulo conduz o público por um destino que teve papel central no processo de colonização, no ciclo do ouro e na consolidação do Brasil enquanto nação.

Clique aqui e acesse o grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲

Foto: Ricardo Costa

Ao longo de oito meses de produção, a equipe percorreu cerca de 8,9 mil quilômetros para registrar dez cidades históricas que integram o roteiro da série: Carrancas, Congonhas, Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Sabará, Santa Bárbara, Serro, Tiradentes e São João del Rei. O projeto foi viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cemig.

A série tem direção de Marco Guedes, que também assina a produção ao lado da equipe da TV Poços. O projeto reúne profissionais de diferentes áreas em um trabalho que alia rigor histórico, sensibilidade estética e linguagem audiovisual contemporânea.

A captação das imagens e a fotografia do projeto são assinadas por Ricardo Costa, responsável por construir um registro visual de forte impacto estético e documental. Seu olhar cuidadoso valoriza detalhes arquitetônicos, paisagens urbanas, elementos simbólicos e atmosferas que ajudam a contar a história de cada cidade. Como desdobramento cultural da série, está prevista, em breve, uma exposição fotográfica com imagens do projeto, ampliando a experiência do público para além da televisão e do streaming.

A apresentação é de Ildeu Pereira, que conduz o espectador pelos caminhos da memória mineira com uma abordagem acessível, didática e envolvente, conectando passado e presente em uma narrativa fluida e instigante.

Outro destaque da produção é a trilha sonora original, composta por Anderson Martins, cantor e compositor de Andradas, no Sul de Minas. Inspirado pela mineiridade e pela atmosfera das cidades históricas, o músico criou quase dez canções especialmente para a série, muitas delas inéditas, reforçando a identidade emocional e cultural da obra.

Minas Cidades Históricas também dialoga com a parceria firmada entre a Empresa Mineira de Comunicação (EMC), gestora da Rede Minas, e a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG), que prevê a inserção e valorização dos roteiros históricos na programação das emissoras públicas do estado.

São João del Rei abre a série

O episódio de estreia tem como cenário São João del Rei, cidade que completa 313 anos em 2026 e que preserva, em suas ruas de pedra, casarões, igrejas e tradições, uma das narrativas mais ricas do Campo das Vertentes. O primeiro capítulo apresenta ao público ícones como o complexo ferroviário tombado como patrimônio nacional, onde opera a Maria-Fumaça, a locomotiva mais antiga em funcionamento no Brasil.

A série também percorre igrejas de grande relevância histórica e artística, com acervos que incluem obras atribuídas ao mestre Aleijadinho, além de cemitérios que guardam os jazigos de personagens fundamentais da história local. O episódio se completa com registros das tradições gastronômicas e culturais que ajudaram a construir a fama e a identidade de Minas Gerais.

A estreia de Minas Cidades Históricas acontece neste domingo (25), às 19h, pela Rede Minas. O público também pode acompanhar a série pela plataforma Minasplay, disponível via site e aplicativos para dispositivos móveis.

 

 

Tags: HistóriaMinas Geraispoçosdecaldasturismotvpoços
Previous Post

Inscrições no ProUni começam na segunda; confira as vagas disponíveis

Next Post

Prefeitura de Poços inicia nova etapa de obras na Av. Ubirajara Machado de Moraes

Related Posts

Seminário de Prática Jurídica Criminal é destaque no Poços em Foco
Destaques

Seminário de Prática Jurídica Criminal é destaque no Poços em Foco

11/05/2026
2.6k
Golpe do falso advogado faz vítima perder cerca de R$ 250 mil em Poços de Caldas
Destaques

Guia Prático de Segurança Digital aborda prevenção de crimes cibernéticos

11/05/2026
2.6k
Confraternização termina em agressão e prisão de homem na região
Destaques

Homem é preso por agredir companheira e filhos no Dia das Mães

11/05/2026
3.2k
Poços de Caldas receberá competições de tiro no fim do mês
Destaques

Poços de Caldas receberá competições de tiro no fim do mês

11/05/2026
2.7k
Next Post
Prefeitura de Poços inicia nova etapa de obras na Av. Ubirajara Machado de Moraes

Prefeitura de Poços inicia nova etapa de obras na Av. Ubirajara Machado de Moraes

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
Facebook Instagram
Rua Junqueira, 613 – Centro, Poços de Caldas – MG 37701-033
© 2021 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.
No Result
View All Result
  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
  • Artigos
  • Coluna MG

© 2019 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.