Neste mês é realizada a campanha Janeiro Branco que visa conscientizar sobre a saúde mental, por meio de palestras e ações que ressaltem a importância das necessidades envolvidas com a saúde mental e emocional da população.
O jornalismo da Onda Poços conversou com a psicóloga Josiele de Cássia Pereira sobre como as pessoas podem cuidar da saúde mental neste ano.
“Adotar hábitos saudáveis, buscar atividades que tragam prazer é essencial para que o momento se torne agradável, além de buscar o tão falado ” autoconhecimento”, conhecer seus limites e compreender o funcionamento da sua mente, fará com que você utilize a seu favor. Focar em coisa boas, infelizmente não temos como impedir que as ruins aconteçam, mas é possível buscar o aprendizado de cada uma das situações e isso pode te ajudar e fortalecer”, explica.
Outra dica é de que as pessoas possam organizar suas rotinas, esse passo pode ser um grande aliado e fará com que foquem no que realmente é necessário.
Ainda segundo Josiele, dormir bem e priorizar este momento, traz benefícios para saúde física e mental. A população deve optar por buscar ajuda de profissionais qualificados, além disso, existem intervenções psicoterapêuticas que podem facilitar como plantões psicológicos, atendimentos online.
“ Em um mundo assolado pela pandemia, milhões de pessoas estão sofrendo de estresse, depressão e ansiedade. A bandeira do Janeiro Branco deve ser levantada ainda mais com fervor. Afinal, essa é uma campanha que visa conscientizar e esclarecer os problemas e tabus relacionados a saúde mental e emocional da humanidade. É necessário reservar um tempo para você. Observar, ouvir e conversar podem fazer diferença na vida das pessoas”, finaliza.
Ações da Prefeitura
A assessoria da Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas informou que a programação do Janeiro Branco ainda está sendo fechada.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/CpKOlpgUFrJCVpxRpuqlsx