Foi aprovado na Câmara de Vereadores de Poços de Caldas nesta terça-feira, 30, o projeto de lei 0032/2023 sobre revisão geral e do reajuste da remuneração dos agentes públicos municipais. O PL foi aprovado por 8 votos favoráveis e 05 contrários. Entre os vereadores que votaram contra estão Luzia Martins, Diney Lennon, Lucas Arruda, Silvio de Assis e Tiago Braz. A favor votaram Welington Paulista, Kleber Silva, Wilson Rodrigues, Regina Cioffi, Flávio Togni de Lima e Silva, Ricardo Sabino, Roberto Santos e Claudiney Marques.
O projeto visa conceder a revisão anual das remunerações e subsídios de todos os agentes públicos municipais, incluindo o prefeito, com um aumento de 5,79%. Percentual que é destinado a recompor as perdas salariais com base no IPCA acumulado de janeiro a dezembro de 2022, a partir de 1° de abril de 2023. Já para os secretários municipais e cargos equivalentes do Poder Executivo, a proposta de reajuste é de 28,6%.
Além disso, o projeto também prevê um reajuste de 2% na remuneração dos empregados públicos municipais, assim como nos ocupantes de cargos em comissão e funções gratificadas, a partir de 1° de abril de 2023, como um aumento real.
No que diz respeito à revisão anual dos subsídios dos secretários municipais e cargos equivalentes do Poder Executivo, o projeto de lei oferece algumas justificativas. De acordo com o projeto, a última revisão desses subsídios ocorreu em 2016, com base no IPCA acumulado de janeiro a dezembro de 2015. Desde então, a remuneração dos secretários municipais está defasada, sendo o único cargo do funcionalismo municipal que não teve o devido reajuste para compensar as perdas salariais. Além disso, eles sofreram uma redução espontânea de 10% em seus subsídios ao longo de quatro anos, de 2017 a 2020, gerando uma economia de quase R$ 1 milhão aos cofres públicos municipais.
Com a aprovação, o projeto segue para a sanção do prefeito e na sequência publicado no Diário Oficial do Município.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg