Os bombeiros registraram três ocorrências de incêndio somente nesta terça-feira,02, em Poços de Caldas. O primeiro incêndio ocorreu próximo a uma área de cultivo de café na Fazenda Boa Vista. Segundo os militares o local era de difícil acesso, dificultando entrada dos bombeiros e das viaturas. Havia risco da queima de uma plantação de café, o que demandou um trabalho rápido de contenção das chamas, com auxílio de abafadores e mochilas de água. O trabalho dos militares durou cerca de 5 horas e consumiu cerca de 5,7 hectares o equivalente a 57.000 metros quadrados.
A segunda ocorrência foi próxima à Avenida Wenceslau Braz, no Itamaraty 5. Um incêndio em um lote vago consumiu cerca de 5.000 metros quadrados de vegetação, deixando muita fumaça nas moradias vizinhas.
Nesse período de estiagem, os incêndios florestais ou em vegetação colocam em risco pessoas e bens, além de provocar danos ambientais, muitas vezes irreversíveis. A grande maioria desses incêndios são causados pela ação do homem. No período de seca, com vento e baixa umidade relativa do ar, pequenas fagulhas podem se propagar provocando um grande incêndio, por este motivo, é preciso estar atento. Caso visualizar algum foco de incêndio, discar 193.
A prática de queimadas é crime de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98), artigo 41, com pena prevista de reclusão.
A noite os militares foram acionados para combater outro incêndio, desta vez em uma vegetação na Rua Beira Linha, no Bairro Campo da Mogiana. O incêndio estava em uma área de vegetação próximo às residências, quase atingindo um galinheiro. Os militares realizaram o combate com uso de água e abafadores. No local, foram encontrados lixos como garrafas e entulhos.
O Corpo de Bombeiros orienta que a população deve realizar a limpeza de lotes, retirando entulhos e outros materiais que, além de propiciar a incidência de animais peçonhentos, pode corroborar com os incêndios. A prática de queimadas é crime, sendo necessária uma autorização junto ao Instituto Estadual de Florestas para tal.
? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: