A Banda Municipal Maestro Azevedo, de Poços de Caldas, foi contemplada pelo Prêmio Coreto, iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). O reconhecimento ocorreu por meio de edital do Fundo Estadual de Cultura.
Clique aqui e acesse o grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
O Prêmio Coreto teve como objetivo selecionar e premiar 20 bandas mineiras com atuação relevante no desenvolvimento artístico e cultural do estado. A proposta inscrita da Banda Maestro Azevedo contou com produção e gestão cultural de Juliano Procopio, da Labuta.
Criada em 1914, a banda possui mais de 110 anos de atuação contínua e está entre os conjuntos musicais mais antigos em atividade em Minas Gerais e no Brasil. Sua origem está ligada às serenatas tradicionais de Poços de Caldas, que deram início à Lira de Poços de Caldas, sob a regência do maestro Roque. Ao longo do tempo, o grupo passou por diferentes formações e denominações, sendo conduzido por regentes como Pedro de Castro, Major Trindade, Benedito Luizi e Ataulpho Marques de Souza.
Desde 1958, a banda leva o nome de Joaquim Azevedo Filho, maestro cuja atuação marcou a trajetória do grupo. Ele foi compositor de gêneros como valsas, tangos, dobrados, choros e maxixes. Atualmente, a regência está a cargo de Miguel Francisco de Brito, conhecido como Miguelzinho, que atua há mais de 25 anos à frente do conjunto.
A Banda Municipal Maestro Azevedo é formada por 26 músicos, muitos deles oriundos do projeto “Toque para o Futuro”, voltado à formação musical e desenvolvido há mais de três décadas no município. O projeto já atendeu crianças, jovens e adultos.
De acordo com o maestro Miguelzinho, o prêmio permitirá a aquisição de instrumentos e materiais, além da ampliação de vagas na escola mantida pela banda, com o objetivo de melhorar as condições de aprendizado e de atuação dos músicos.
Desde 1932, com a inauguração do coreto da Praça Pedro Sanches, no centro histórico de Poços de Caldas, a banda mantém apresentações semanais aos domingos, das 10h às 12h. Ao longo de sua história, o grupo participou de eventos como a inauguração da Pedra Fundamental da Basílica de Nossa Senhora da Saúde, em 1938, e a recepção aos pracinhas que retornaram da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Também realizou apresentações na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em 1958, e na TV Tupi de São Paulo, em 1968.
A Banda Maestro Azevedo recebeu, ao longo dos anos, outras homenagens, como o Diploma de Honra ao Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em 1994, e o Diploma de Gratidão da Cidade, concedido pela Câmara Municipal de Poços de Caldas, em 1996. Em 2005, foi declarada Patrimônio Histórico-Cultural do Município e incluída na publicação “Tesouros do Brasil”, da Fiat Automóveis. Em 2014, teve seu centenário celebrado em sessão especial da Câmara Municipal. Desde 2024, integra o Cadastro das Bandas de Música de Minas Gerais, mantido pelo Iepha-MG.








