Home Notícias Cultura

Banda de Poços é contemplada com o Prêmio Coreto do Governo de Minas

24/01/2026
in Cultura, Destaques, Geral, Notícias
450 28
0
Banda de Poços é contemplada com o Prêmio Coreto do Governo de Minas
Compartilhe nas redes sociais

A Banda Municipal Maestro Azevedo, de Poços de Caldas, foi contemplada pelo Prêmio Coreto, iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). O reconhecimento ocorreu por meio de edital do Fundo Estadual de Cultura.

Clique aqui e acesse o grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲

O Prêmio Coreto teve como objetivo selecionar e premiar 20 bandas mineiras com atuação relevante no desenvolvimento artístico e cultural do estado. A proposta inscrita da Banda Maestro Azevedo contou com produção e gestão cultural de Juliano Procopio, da Labuta.

Criada em 1914, a banda possui mais de 110 anos de atuação contínua e está entre os conjuntos musicais mais antigos em atividade em Minas Gerais e no Brasil. Sua origem está ligada às serenatas tradicionais de Poços de Caldas, que deram início à Lira de Poços de Caldas, sob a regência do maestro Roque. Ao longo do tempo, o grupo passou por diferentes formações e denominações, sendo conduzido por regentes como Pedro de Castro, Major Trindade, Benedito Luizi e Ataulpho Marques de Souza.

Desde 1958, a banda leva o nome de Joaquim Azevedo Filho, maestro cuja atuação marcou a trajetória do grupo. Ele foi compositor de gêneros como valsas, tangos, dobrados, choros e maxixes. Atualmente, a regência está a cargo de Miguel Francisco de Brito, conhecido como Miguelzinho, que atua há mais de 25 anos à frente do conjunto.

A Banda Municipal Maestro Azevedo é formada por 26 músicos, muitos deles oriundos do projeto “Toque para o Futuro”, voltado à formação musical e desenvolvido há mais de três décadas no município. O projeto já atendeu crianças, jovens e adultos.

De acordo com o maestro Miguelzinho, o prêmio permitirá a aquisição de instrumentos e materiais, além da ampliação de vagas na escola mantida pela banda, com o objetivo de melhorar as condições de aprendizado e de atuação dos músicos.

Desde 1932, com a inauguração do coreto da Praça Pedro Sanches, no centro histórico de Poços de Caldas, a banda mantém apresentações semanais aos domingos, das 10h às 12h. Ao longo de sua história, o grupo participou de eventos como a inauguração da Pedra Fundamental da Basílica de Nossa Senhora da Saúde, em 1938, e a recepção aos pracinhas que retornaram da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Também realizou apresentações na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em 1958, e na TV Tupi de São Paulo, em 1968.

A Banda Maestro Azevedo recebeu, ao longo dos anos, outras homenagens, como o Diploma de Honra ao Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em 1994, e o Diploma de Gratidão da Cidade, concedido pela Câmara Municipal de Poços de Caldas, em 1996. Em 2005, foi declarada Patrimônio Histórico-Cultural do Município e incluída na publicação “Tesouros do Brasil”, da Fiat Automóveis. Em 2014, teve seu centenário celebrado em sessão especial da Câmara Municipal. Desde 2024, integra o Cadastro das Bandas de Música de Minas Gerais, mantido pelo Iepha-MG.

Tags: Banda Municipal Maestro Azevedopoços de caldasPrêmio Coreto
Previous Post

Mais de 19 mil árvores foram plantadas em Poços de Caldas em 2025

Next Post

Carro tomba após perder controle em Poços de Caldas

Related Posts

Prefeitura avalia alteração Av. Champagnat para melhorar trânsito durante obras na João Pinheiro
Destaques

Prefeitura avalia alteração Av. Champagnat para melhorar trânsito durante obras na João Pinheiro

02/06/2026
3k
Trabalhadores do comércio aprovam estado de greve em Poços de Caldas
Destaques

Trabalhadores do comércio aprovam estado de greve em Poços de Caldas

02/06/2026
4.2k
Corpus Christi deve aumentar em 8% o movimento nas rodovias do Sul de Minas
Destaques

Corpus Christi deve aumentar em 8% o movimento nas rodovias do Sul de Minas

02/06/2026
2.6k
VÍDEOS: lâmpadas queimadas comprometem iluminação externa das Thermas Antônio Carlos
Destaques

VÍDEOS: lâmpadas queimadas comprometem iluminação externa das Thermas Antônio Carlos

02/06/2026
2.7k
Next Post
Carro tomba após perder controle em Poços de Caldas

Carro tomba após perder controle em Poços de Caldas

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
Facebook Instagram
Rua Junqueira, 613 – Centro, Poços de Caldas – MG 37701-033
© 2021 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.
No Result
View All Result
  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
  • Artigos
  • Coluna MG

© 2019 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.