A Banda do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, de Poços de Caldas, conquistou o bicampeonato geral do Campeonato Mineiro de Bandas e Fanfarras. A competição foi realizada no último fim de semana, em Guaxupé, e reuniu 15 corporações de diferentes regiões de Minas Gerais.
Clique aqui e acesse o grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
O resultado repetiu a conquista obtida pela banda em junho, durante uma competição realizada em Botelhos. Em Guaxupé, além do título geral, a corporação alcançou a segunda maior pontuação em outra categoria, terminando o campeonato como campeã e vice-campeã. Segundo a organização, o resultado é inédito na história da competição.
Com a vitória, a banda de Poços de Caldas também garantiu uma vaga no Campeonato Brasileiro de Bandas e Fanfarras, marcado para novembro, em João Pessoa, na Paraíba. Para participar da etapa nacional, o grupo busca apoio e patrocínio para custear o transporte dos integrantes.
O bicampeonato mineiro faz parte de uma sequência de resultados conquistados pela corporação ao longo de 2026. Ainda neste ano, a banda venceu pela segunda vez a Copa América de Bandas e Fanfarras.
Em junho, em Botelhos, a corporação também havia conquistado o título geral estadual na categoria Banda de Percussão com Liras Sênior. Na ocasião, ficou à frente de outros 17 concorrentes.
A temporada de conquistas ocorre no mesmo ano em que a Banda do Colégio Municipal completa 90 anos de história. A corporação começou suas atividades quando a instituição ainda era o Colégio Marista e, ao longo das décadas, passou a integrar a trajetória cultural de Poços de Caldas.
Atualmente, cerca de 80 integrantes fazem parte do grupo, que tem a regência do Mestre Bucha. A banda trabalha com apresentações musicais e marcha sincronizada e acumula participações e títulos em competições estaduais e interestaduais, incluindo disputas realizadas em São Paulo e as duas conquistas da Copa América.
Com a vaga assegurada no Campeonato Brasileiro, a próxima etapa para a corporação é viabilizar a viagem até João Pessoa e representar Poços de Caldas na competição nacional.








