O Procon de Poços de Caldas abriu um processo administrativo sancionatório contra uma agência bancária da cidade após uma denúncia de uma consumidora. Nesta sexta-feira, 7, a cliente relatou que estava na agência há mais de duas horas aguardando atendimento. A coordenação do Procon se deslocou até o banco, localizado na Rua Prefeito Chagas, e verificou que diversas outras pessoas estavam na mesma situação.
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Durante a vistoria, o Procon solicitou que o atendente registrasse o protocolo de senha para as pessoas aguardando, mas o pedido foi negado, com a justificativa de que somente o gerente poderia autorizar o procedimento. A recusa também ocorreu em outro caixa da agência.
Por conta da demora no atendimento, a empresa será autuada com multa mínima de R$ 77 mil. Segundo o Procon, essa não é a primeira vez que a agência é autuada pelo mesmo motivo, já tendo recebido uma autuação semelhante há menos de um mês.
A coordenadora do Procon, Fernanda Soares, esclareceu que, de acordo com a legislação municipal e estadual, o tempo máximo para atendimento nos caixas deve ser de 15 minutos em dias normais e de 30 minutos em dias de pagamento de funcionalismo público, ou antes e após feriados prolongados. O descumprimento dessas normas pode resultar em sanções à instituição financeira.
Denúncias sobre descumprimento dos prazos de atendimento podem ser feitas presencialmente no Procon, localizado na Rua Pernambuco, 562, ou por meio do aplicativo Eouve. Os consumidores também podem solicitar à agência bancária o protocolo de senha com o horário de atendimento no caixa.