Moradores de bairros das regiões Oeste e parte da região Sul de Poços de Caldas podem enfrentar oscilações no abastecimento de água nesta quarta-feira. O problema foi provocado por uma interrupção no fornecimento de energia elétrica que afetou o sistema de captação da Estação de Tratamento de Água ETA V.
Clique aqui e acesse o grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), a paralisação comprometeu o funcionamento da captação e provocou a redução dos níveis dos reservatórios responsáveis pelo abastecimento dessas áreas da cidade.
Segundo o DMAE, o fornecimento de energia foi restabelecido e a captação de água voltou a funcionar normalmente por volta das 17h. Apesar da retomada das operações, os reservatórios ainda apresentam níveis considerados críticos.
Por esse motivo, alguns bairros atendidos pelo sistema podem registrar baixa pressão ou interrupções temporárias no fornecimento até que os reservatórios recuperem sua capacidade de armazenamento.
A expectativa é que o sistema seja restabelecido gradualmente ao longo das próximas horas. O DMAE informou que a recuperação dos níveis dos reservatórios está em andamento e a previsão é de normalização do abastecimento durante a madrugada.
Enquanto o sistema não retorna completamente à normalidade, a autarquia orienta os moradores das regiões afetadas a utilizarem a água de forma racional.
Para minimizar os impactos do problema, o departamento solicita que a população faça uso consciente da água armazenada em caixas d’água e evite desperdícios até a regularização total do abastecimento.
A recomendação é priorizar o consumo para atividades essenciais, contribuindo para que a recuperação do sistema ocorra de forma mais rápida e eficiente.





