Home Destaques

Armazém de café é condenado a indenizar trabalhadora lésbica que foi excluída de homenagem do Dia da Mulher

14/03/2026
in Destaques, Geral, Notícias
559 23
0
Armazém de café é condenado a indenizar trabalhadora lésbica que foi excluída de homenagem do Dia da Mulher
Compartilhe nas redes sociais

O Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG) condenou uma empresa de comércio e armazenagem de café em grão, sediada em Varginha (MG), ao pagamento de R$ 10 mil por danos morais a uma ex-funcionária lésbica que foi excluída de uma homenagem do Dia das Mulheres devido à sua orientação sexual. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Clique aqui e acesse o grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲

Segundo a ação, no Dia Internacional da Mulher de 2023, a empregada foi a única mulher da equipe que não recebeu a rosa distribuída pela empresa às trabalhadoras, fato que, segundo ela, ocorreu por ser lésbica. A exclusão teria marcado o início de um período de isolamento, comentários depreciativos e constrangimentos no ambiente de trabalho.

A empregada atuava como armazenista e alegou que colegas e chefes adotaram condutas discriminatórias que abalaram sua dignidade e desencadearam sofrimento emocional.

Uma testemunha ouvida no processo afirmou ter presenciado episódios de humilhação e desrespeito. Ela relatou que viu a trabalhadora chorando e ouviu de um líder a frase: “Você não escolheu ser homem? Então tem que trabalhar como homem, porque aqui não se pode dividir o serviço, o turno é igual para todos.”

O relato reforçou, para os desembargadores, a existência de um ambiente hostil motivado pela orientação sexual da empregada.

Primeira decisão negou pedido
Em primeira instância, a 2ª Vara do Trabalho de Varginha considerou improcedente a ação por entender que não havia prova de discriminação na exclusão da homenagem. A autora recorreu, sustentando que o conjunto das provas demonstrava perseguição e tratamento diferenciado.

A empresa negou as acusações e argumentou que a entrega da rosa não era obrigatória e não tinha relação com a orientação sexual da funcionária. A defesa afirmou que não havia “suporte probatório” para as alegações.

Turma do TRT-MG reconhece discriminação
Ao analisar o recurso, a 11ª Turma do TRT-MG concluiu que houve discriminação e violação à dignidade da trabalhadora. O relator do caso, desembargador Marcelo Lamego Pertence, destacou que a orientação sexual é característica protegida pelo ordenamento jurídico brasileiro.

Para o magistrado, a exclusão da homenagem, somada aos depoimentos e outros elementos do processo, comprovou a prática de condutas atentatórias à integridade psicológica da trabalhadora.

“A prova oral revelou-se robusta e suficiente para demonstrar condutas discriminatórias em razão da orientação sexual da reclamante”, afirmou o relator.

A Turma decidiu que a empresa extrapolou seu poder diretivo e criou um ambiente de trabalho hostil, justificando a indenização por danos morais.

A condenação fixou o valor de R$ 10 mil, considerando a extensão das ofensas, o grau de culpa da empresa e sua capacidade econômica.

Fonte: G1 Sul de Minas

Tags: armazémCaféexcluídalésbicatrabalhadora
Previous Post

FIEMG participa de apresentação da restauração da fachada da Santa Casa BH e anuncia novos investimentos para a instituição 

Next Post

Prefeitura de Poços convoca concessionários de túmulos para recadastramento no Cemitério da Saudade

Related Posts

Programa Poços em Foco debate inovação e acesso a recursos com assessor da Finep
Destaques

Programa Poços em Foco debate inovação e acesso a recursos com assessor da Finep

30/04/2026
2.5k
Charrete é flagrada em avenida onde circulação é proibida em Poços de Caldas
Destaques

Charrete é flagrada em avenida onde circulação é proibida em Poços de Caldas

30/04/2026
2.5k
VÍDEO: mulher invade escritório e furta bolsa de advogada em Poços de Caldas
Destaques

VÍDEO: mulher invade escritório e furta bolsa de advogada em Poços de Caldas

30/04/2026
2.5k
Imersão a Índia, cover The Beatles e St. Patrick´s Day: confira a Agenda Cultural da Onda
Agenda Cultural

Fernando e Sorocaba, Flipoços e Festa de São Benedito: confira a Agenda Cultural da Onda

30/04/2026
2.5k
Next Post
Prefeitura de Poços convoca concessionários de túmulos para recadastramento no Cemitério da Saudade

Prefeitura de Poços convoca concessionários de túmulos para recadastramento no Cemitério da Saudade

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
Facebook Instagram
Rua Junqueira, 613 – Centro, Poços de Caldas – MG 37701-033
© 2021 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.
No Result
View All Result
  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
  • Artigos
  • Coluna MG

© 2019 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.