A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou dois novos medicamentos injetáveis à base de semaglutida sintética. Os registros foram publicados no Diário Oficial da União desta segunda-feira (17).
Clique aqui e acesse o grupo de notícias da Onda no WhatsApp 📲
A semaglutida é o princípio ativo presente em medicamentos como Ozempic e Wegovy, utilizados no tratamento do diabetes tipo 2 e também prescritos por médicos para o controle da obesidade.
Um dos novos registros autoriza a EMS a comercializar a versão genérica do Ozivy, medicamento que recebeu o primeiro registro de semaglutida sintética no Brasil em maio deste ano. Por ser um genérico, o produto não poderá ter nome comercial e poderá chegar ao mercado com preço inferior ao do medicamento de referência.
A Anvisa também aprovou um medicamento similar produzido pela Germed, empresa vinculada à EMS. O produto será comercializado com o nome Semaclique. Os medicamentos similares podem ter características próprias, além de embalagem e rotulagem diferentes das apresentadas pelo produto de referência, mantendo o mesmo princípio ativo.
Uso e armazenamento
Segundo os registros aprovados pela Anvisa, os medicamentos devem ser utilizados em conjunto com dieta e exercícios físicos. A aplicação é semanal e os produtos precisam ser armazenados em geladeira, entre 2 °C e 8 °C, antes e durante o tratamento.
A agência também reforça que o uso da semaglutida exige acompanhamento médico. Assim como outros medicamentos da classe dos agonistas do receptor GLP-1, os produtos dependem de receita médica em duas vias.
Apresentações aprovadas
Os novos medicamentos foram registrados nas seguintes apresentações:
- Solução injetável de semaglutida 1,34 mg/mL, com 1,5 ml, uma caneta preenchida e seis agulhas;
- Solução injetável de semaglutida 1,34 mg/mL, com 3 ml, duas canetas preenchidas e dez agulhas;
- Solução injetável de semaglutida 1,34 mg/mL, com 1,5 ml, uma caneta preenchida e quatro agulhas;
- Solução injetável de semaglutida 1,34 mg/mL, com 3 ml, duas canetas preenchidas e oito agulhas.






