Uma situação que acende o alerta para consumidores foi identificada em Poços de Caldas nesta quinta-feira (26). Um filé de salmão, chamou atenção pela grande quantidade de gelo acumulada ao redor do alimento, prática que pode indicar irregularidades na comercialização.
De acordo com informações apuradas pela Onda Poços, o caso foi flagrado em um atacarejo da cidade por um consumidor. Após a constatação, a denúncia foi encaminhada ao Procon para as devidas providências.
Clique aqui e acesse o grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
O produto em questão apresentava preço abaixo do praticado em outros estabelecimentos, o que pode atrair consumidores em busca de economia. No entanto, o aparente benefício pode esconder um prejuízo: o excesso de gelo aumenta o peso total da embalagem, fazendo com que o cliente pague mais por água congelada do que pelo próprio peixe.
Embora uma fina camada de gelo seja comum e necessária para a conservação de produtos congelados, o volume exagerado pode indicar falhas no armazenamento, recongelamento ou até tentativa de fraude comercial.
O Procon informou à Onda Poços que já está oficiando o IPEM para que sejam adotadas as medidas cabíveis diante da situação identificada.
O IPEM (Instituto de Pesos e Medidas) é o órgão responsável por fiscalizar se produtos comercializados estão de acordo com as normas de pesagem e medição, garantindo que o consumidor não seja prejudicado, por exemplo, verificando se o peso indicado na embalagem corresponde, de fato, à quantidade real de produto, sem irregularidades como excesso de gelo.
Orientações ao consumidor:
- Observe a quantidade de gelo visível dentro da embalagem
- Compare preços com outros estabelecimentos
- Prefira produtos com embalagem íntegra e transparente
- Em caso de suspeita, registre denúncia junto ao IPEM








