Em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da OAB Poços de Caldas, o projeto Remição pela Leitura voltará a ser realizado no presídio de Poços de Caldas.
Criado em 2015, por meio do professor da Puc Minas Poços, Davidson Sepini Gonçalves, o projeto, além de possibilitar remição da pena por meio de resenhas, promove o gosto e o hábito pela leitura, possibilitando melhorias no ambiente do sistema prisional e na ressocialização dos encarcerados.
Por mês, cada detento pode apresentar uma resenha, que se aprovada por uma comissão composta pessoas de dentro do presídio e de fora, vale como remissão de quatro dias na pena. Por ano, cada preso pode apresentar 12 resenhas, totalizando a redução de 48 dias da sentença.
Na prática, uma vez a cada 15 dias o professor responsável pelo projeto vai até o presídio e no pátio, ele se reúne com os detentos e detentas interessados no projeto. Ali, é feito um atendimento individual, onde a obra escolhida é debatida e o preso orientado sobre como fazer a resenha.
A experiência de leitura no presídio de Poços de Caldas tem respaldo na Resolução Nº 391 de 10/05/2021 que estabelece procedimentos e diretrizes a serem observados pelo Poder Judiciário para o reconhecimento do direito à remição de pena por meio de práticas sociais educativas em unidades de privação de liberdade.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: