A Secretaria Municipal de Saúde, informou ao jornalismo da Onda Poços que a região sul de Poços de Caldas poderá receber, em breve, um Ambulatório de Enfrentamento à Covid-19. As obras estão em andamento no Bairro Conjunto Habitacional, em um local que já funcionou como anexo da Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira.
“O imóvel já estava sendo preparado para se tornar unidade de saúde. Só que diante desta situação de Covid-19, o local pode sim ser um ambulatório. Após tudo isso passar, o objetivo é, no futuro, levar o Núcleo de Especialidades, que funciona ao lado do Hospital Margarita Morales, para o local, já que a atual estrutura não suporta a grande demanda”, informou a secretaria de saúde.
De acordo com pesquisas sobre o mapeamento da COVID-19, desenvolvidas pelo Grupo de Estudos em Planejamento Territorial e Ambiental do IFSULDEMINAS (GEPLAN), as regiões Sul e Leste da cidade são as mais afetadas pela pandemia.
“Umas das principais explicações para isso é fato de parte considerável dessas populações terem que se deslocar para a região central para trabalhar ou para a busca de serviços não oferecidos em suas regiões. Dessa maneira, a distribuição dos casos acompanha a distribuição da população uma vez que o contágio aconteceria por meio do constante encontro na região central da cidade”, explicou o Prof. Sérgio Teixeira, coordenador da pesquisa.
Na área central da cidade, já está em funcionamento o Centro de Enfrentamento, um Ambulatório de Covid-19 para acolher os pacientes, orientar, atender e encaminhar inclusive para outros serviços da Rede SUS, de acordo com a avaliação da necessidade de cada caso, a ser feita pela equipe médica.
O Centro de Enfrentamento à Covid-19 funciona de segunda a segunda, das 7h às 19h, na Rua Paraíba, 672, no Centro de Poços.
? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: