ONDA POÇOS

Zona rural terá sistema integrado de monitoramento de dados

Compartilhe nas redes sociais

A zona rural terá, em breve, um completo sistema integrado de monitoramento, que vai concentrar os mais variados tipos de informações. A iniciativa é conjunta entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), e a Polícia Militar. Os dados cadastrados servirão de base para planejar futuras ações preventivas de segurança naquela comunidade, que conta atualmente com mais de 10 mil habitantes e cerca de 300 propriedades.

Marcelo Munhoz, coordenador de Fomento Agropecuário da Sedet, explica que o projeto começou a ser formulado há um mês e, após várias reuniões dos técnicos da secretaria e a Polícia Militar, foram definidos os dados mais importantes para formar um painel real e atual sobre a vida naquela comunidade.

Munhoz relata, ainda, que no dia 5 de fevereiro teve início o levantamento de campo, com os dados sendo colhidos pelos integrantes da Patrulha Rural da PM. “Essas informações permitirão à corporação promover, de forma melhor e sistêmica, ações de prevenção e abordagens em toda a região”, avalia o coordenador.

O Sargento Wagner, da Patrulha Rural, informa que em razão do elevado número de informações disponíveis sobre a comunidade, a estimativa é que a coleta deve ser concluída no período de quatro a seis meses. Segundo ele, o mapeamento vai levantar a localização das propriedades, tipo de plantações, criação de animais, também fluxo diário de veículos e pessoas, fora e durante o período de colheita.

Wagner acrescenta, que todas as informações cadastradas serão catalogadas e cruzadas com o banco de dados da Polícia e, dessa forma, caso algum carro, caminhão, máquina ou até mesmo gado desapareçam, “a gente tem condições de localizá-los em outros municípios de Minas”. O sargento acredita, que vai melhorar a condição de patrulhamento na região e será possível atender mais rápido, inclusive, ao cidadão que mora em locais isolados na roça. “Também poderemos auxiliar a Prefeitura, fazendo observações sobre as condições das estradas e do tráfego de veículos na região”, comentou.

Integram a Patrulha Rural da PM, o sargento Wagner de Melo, e os cabos Magdalena e Carlos Resende. As comunidades com maior número de moradores na região são: Córrego D’antas, Fazenda Lambari, Fazenda Mariano, Fazenda Boa Vista, Zanetti, Chácara Santa Cruz e Região de Campos.

 Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/LTl4mNWjx6Y9byQ2jBlFYr