Minas Gerais é um dos principais destinos turísticos do Brasil. O distrito de São Bartolomeu, na histórica cidade de Ouro Preto, concorre ao “Melhores Vilas Turísticas do Mundo”, concurso promovido pela Organização Mundial do Turismo (OMT).
O povoado tem uma população de 730 habitantes e está localizado a cerca de 18 quilômetros de Ouro Preto. Foi fundado nos anos finais do século XVII pelos bandeirantes, em busca do ouro, sendo um dos mais antigos de Minas Gerais.
A Igreja de São Bartolomeu é um espetáculo à parte. As características arquitetônicas são típicas das primeiras construções do estado. No distrito também tem os tradicionais doces artesanais, o mais famoso é a goiabada cascão. Outro traço local importante é a religiosidade de seu povo, que tem o santo que dá nome ao local como padroeiro: São Bartolomeu, celebrado em 24/8, juntamente com a Festa do Divino Espírito Santo.
O distrito possui ainda belo casario setecentista (século XVIII), sendo que algumas dessas casas contam com oratórios públicos inseridos nas construções. As belezas naturais de São Bartolomeu também devem ser destacadas, já que a localidade fica às margens do Rio das Velhas e é cercada pelo Parque Estadual do Uaimii, o que incentiva os passeios nas trilhas e cachoeiras ao redor da localidade.
“Ouro Preto já havia recebido, pelo distrito de Lavras Novas, o título de um dos destinos mais acolhedores do Brasil, pelo Travellers Review Awards 2021, da plataforma Booking.com, e agora comemora São Bartolomeu como uma das melhores vilas turísticas do mundo. Um pequeno vilarejo que dispensa porta-vozes e mostra toda a sua beleza pelos moradores: pessoas monumentais”, comenta Rodrigo Câmara, secretário Municipal de Turismo.
Concurso
Alguns dos critérios considerados para a escolha do destino são a baixa densidade populacional de, no máximo, 15 mil habitantes; estar localizado em uma paisagem com importante presença de atividades tradicionais como agricultura, silvicultura, pecuária ou pesca; compartilhar os valores e estilo de vida da comunidade; e o posicionamento digital (redes sociais).
Os outros dois destinos indicados pelo Ministério do Turismo para participar da competição são a Vila de Enxaimel, em Pomerode (Santa Catarina), e o distrito Alberto Moreira, em Barretos (SP).
Por meio de um selo, a OMT identificará as “Melhores Vilas Turísticas”, que servirão de exemplo de destinos rurais na relação com bens culturais e naturais, preservação e promoção de valores rurais e comunitários e defesa da inovação e da sustentabilidade nos aspectos econômicos, sociais e ambientais. O resultado do concurso será anunciado em outubro, durante a Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo, prevista para ocorrer em Marraquexe, no Marrocos.
Fonte: Agência Minas