ONDA POÇOS

Vistoria conclui que situação do presídio de Poços de Caldas é precária

Compartilhe nas redes sociais

Integrantes do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF-MG) realizaram, uma série de visitas a unidades prisionais do Sul do Estado. Os relatórios foram finalizados na semana passada. O GMF-MG visitou os presídios de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha, além da Penitenciária de Três Corações. O grupo verificou a situação estrutural de cada uma das unidades e apurou reclamações da comunidade prisional acerca da qualidade das refeições servidas.

A situação do presídio de Poços de Caldas foi considerada a mais delicada entre os presídios da região. “Identificamos um quadro precário e que exigirá melhorias significativas. Para isso, faremos um debate conjunto, com o envolvimento de todos os órgãos e instituições que cuidam dessa área no Estado”, disse o juiz Evaldo Elias Penna Gavazza, coordenador do GMF-MG.

A visita do GMF-MG atende a uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a fiscalização e o monitoramento das condições de cumprimento das penas, das medidas de segurança e das prisões provisórias. Ao conhecer a realidade das unidades prisionais e verificar in loco as reclamações feitas pela comunidade prisional, o GMF-MG irá propor melhorias e recomendar as providências necessárias para a solução das questões identificadas.

O coordenador do GMF-MG lembrou que, do ponto de vista jurisdicional, o Judiciário vem cumprindo a sua parte. “O TJMG tem atuado em várias vertentes, com foco nas pessoas privadas de liberdade. As visitas servem para o diagnóstico da situação e têm caráter propositivo. O papel do GMF-MG não é fiscalizar e fazer críticas, mas fazer propostas de melhoria e atuar em parceria e de forma construtiva”, disse.

via TJMG

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/FVCm1orrRtrK4A2WuVeYf6