Servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) Regional Sul, que atende os bairros COHAB 1, COHAB 2, São Sebastião, Vila Matilde e áreas adjacentes, viveram momentos de tensão nessa segunda-feira (11). Segundo relatos, um paciente, aparentemente em surto, entrou na recepção e pegou a caixa com as fichas dos pacientes. A ação foi contida com a ajuda de um usuário que aguardava atendimento, mas o homem se tornou ainda mais agressivo.
Clique aqui e acesse o canal de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
O caso se soma a outros episódios de insegurança registrados nas unidades de saúde do município. Servidores denunciam a ocorrência de agressões físicas e verbais, além de vandalismo e furtos, o que aumenta o clima de insegurança entre funcionários, pacientes e acompanhantes.
Nota da Secretaria Municipal de Saúde
“A respeito do incidente ocorrido na Unidade Básica de Saúde – Regional Sul, na última segunda-feira (11), a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que tomou ciência dos fatos e, imediatamente, adotou as providências necessárias para garantir a incolumidade dos envolvidos e, igualmente, reforçar as ações de segurança em suas unidades de saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde entende que ainda existem processos de melhoria no quesito da segurança de suas unidades, porém, destaca que não tem medido esforços para garantir o contínuo aprimoramento de seus processos, reafirmando seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população.”
O episódio reacende o debate sobre a necessidade de reforço permanente na segurança das unidades, especialmente para proteger servidores e garantir um atendimento mais seguro aos usuários do sistema público de saúde.