Servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, em Poços de Caldas, foram alvo de agressões verbais e físicas na manhã de quarta-feira (23), durante o atendimento a pacientes.
De acordo com os relatos dos profissionais, a situação começou quando uma recepcionista solicitou o comprovante de residência de uma paciente. A mulher teria reagido de forma exaltada, recusando o atendimento e, em seguida, o pai da paciente pressionou a funcionária contra a parede utilizando a porta da recepção. Mesmo diante das tentativas da equipe em manter a calma e acionar a responsável técnica da unidade, a paciente continuou com agressões verbais contra os servidores.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Na tentativa de intermediar a situação, um enfermeiro também foi agredido fisicamente. Os autores deixaram o local após perceberem que a polícia havia sido acionada.
O SINDSERV informou que esteve presente na UBS Centro no dia seguinte para prestar apoio à equipe e verificar as condições de trabalho. Segundo o sindicato, episódios semelhantes têm ocorrido com frequência em diversas unidades de saúde da rede municipal, o que, segundo a entidade, evidencia a falta de segurança para os trabalhadores.
Durante reunião com o secretário municipal de Segurança Pública, o sindicato foi informado sobre medidas emergenciais que serão implementadas, como a instalação de botão do pânico, câmeras de segurança e rondas frequentes da Guarda Civil Municipal. De acordo com o SINDSERV, o secretário se comprometeu a atender as solicitações de forma imediata.