A Polícia Militar de Piranguinho, no sul de Minas, prendeu um homem por maus tratos a um cão. O crime aconteceu nesse domingo, dia 13 de outubro. A PM recebeu uma denúncia anônima de que um homem teria matado um cachorro no bairro rural de Bom Retiro.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp
Moradores do local viram o cachorro amarrado a uma charrete sendo arrastado pelas ruas do bairro. A PM foi ao local da denúncia e conseguiu as imagens da câmera de segurança de uma das casas. Na imagens os policiais viram o suspeito conduzindo a charrete em alta velocidade e o cachorro amarrado na traseira do veículo.
Durante as investigações, os moradores relataram que o homem já havia reclamado com os vizinhos sobre o cachorro que teria entrado em sua residência e matado 11 galinhas. Ainda de acordo com os moradores o cão teria sido abandonado no local, mas o suspeito teria dito que sabia quem era o proprietário do animal e que ele morava no bairro vizinho, conhecido como bairro Dos Teodoros.
O suspeito então teria dito aos moradores que levaria o cão de volta para o dono. Ele então amarrou o cão na charrete para devolvê-lo ao dono. O homem queria ser indenizado acerca do prejuízo causado pelo animal. Ele reportou aos moradores que devido à distância o animal veio a desfalecer, porém ele não havia percebido o fato pois estava muito escuro. Ele ainda relatou que quando percebeu, tentou prestar socorro, mas o cachorro já estava morto. O suspeito disse ainda que enterrou o cão junto com suas galinhas que foram mortas.
De acordo com a polícia militar do meio ambiente, o homem de 61 anos vai ser denunciado por praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres e domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. O crime se enquadra no artigo 32 da Lei Federal 9.605/1998 – Lei dos Crimes Ambientais, com atualização da Lei 14.064/2020.
Veja as imagens capturadas pelas câmeras de segurança: