Dezenove pessoas foram presas durante a Operação Nexum 35, deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (21). A ação contou com a atuação de 104 policiais e teve como objetivo desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas e crimes conexos.
Clique aqui e acesse o canal de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
A ação, coordenada pela 1ª Delegacia de Polícia de Poços de Caldas, é resultado de uma investigação que durou cerca de quatro meses. O inquérito teve início após a apreensão de aproximadamente 20 quilos de maconha, o que levou os investigadores a analisarem dados extraídos de aparelhos celulares. As informações permitiram identificar uma ampla rede criminosa com ramificações em diversos bairros da cidade.
Foram cumpridos 47 mandados judiciais, sendo 26 de busca e apreensão, todos autorizados pela Justiça e executados simultaneamente nesta manhã. A operação contou com o apoio de mais de 100 policiais civis de várias cidades que integram o 18º Departamento da Polícia Civil, incluindo Alfenas, Guaxupé, São Sebastião do Paraíso e Passos.
Entre os presos estão os dois principais alvos da investigação. Um deles, Engenheiro Civil, foi detido na região central da cidade e já havia sido investigado por envolvimento com o tráfico durante a Operação Kaballah, realizada em 2019. O outro suspeito foi preso na região leste e é apontado como o responsável por um dos principais serviços de entrega de drogas (“delivery”) da cidade.
Ao todo, 19 pessoas foram presas, com cinco prisões em flagrante, resultantes da apreensão de drogas, veículos e mais de R$ 8 mil em espécie. Também foram apreendidos um carro e uma motocicleta.
O nome da operação, “Nexum 35”, faz referência à palavra latina “nexum”, que remete à ideia de conexão, simbolizando os vínculos entre os integrantes da quadrilha e a atuação em rede do grupo. O número 35 representa o código de área telefônica da região de Poços de Caldas.