ONDA POÇOS

Vídeo: clarão e tremor intrigam moradores de Poços de Caldas e cidades vizinhas

Compartilhe nas redes sociais

O clarão que surgiu na madrugada desta quarta-feira (3) no céu de Poços de Caldas e cidades vizinhas e intrigou moradores foi provocado por um meteoro, popularmente conhecido como estrela cadente, segundo especialistas.

O fenômeno foi registrado por câmeras de vídeo em diversas cidades de Minas Gerais e São Paulo. As gravações mostram o momento que um objeto luminoso entra na atmosfera e depois explode. Nas redes sociais, muitas pessoas especulavam o que poderia ter causado o brilho no céu. (veja no vídeo abaixo, gravado em uma cidade de São Paulo)

A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramom), também registrou o brilho no céu.

Segundo a Bramom, o que entrou na órbita da Terra foi um asteroide de pouco mais de 1 metro de diâmetro. Em seguida, ele atingiu a atmosfera a uma velocidade de mais de 58 mil km/h e explodiu quando estava a 86 quilômetros de altitude.

“Ele entrou na atmosfera e provocou uma onda de choque que pode fragmentar o objeto. O clarão visto nos vídeos vem dessa fragmentação”, falou Sérgio. “Agora estamos tentando localizar onde os pedaços dele, que são chamados de meteoritos, possam ter caído. A hipótese é de que possam ter atingido o solo na região de Campinas, já na divisa do estado de São Paulo com Minas Gerais”. O risco de o objeto atingir alguém é pequeno.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/Jtbtc1t8EJ8ELH804xl02Q