A atuação da Polícia Militar durante o cortejo fúnebre de um jovem tem gerado revolta e questionamentos entre moradores de Botelhos. O episódio ocorreu na manhã desta teerça-feira (16), quando dezenas de motociclistas prestavam homenagem ao jovem que morreu em um acidente na noite de domingo (14), em Serra Negra (SP).
Segundo relatos de testemunhas, os motociclistas seguiam o cortejo da funerária até o cemitério acelerando os veículos, passando pela rua principal da cidade, que estava interditada para a passagem do grupo. Durante o trajeto, imagens obtidas pela Onda Poços (veja abaixo), mostram que uma viatura da PM se aproximou e policiais usaram spray de pimenta contra os participantes.
Clique aqui e acesse o canal de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
A população alega que a PM já tinha conhecimento prévio da homenagem e que a via já estava fechada para garantir a segurança.
O jovem homenageado morreu após uma colisão entre um carro e a motocicleta em que ele estava, na Estrada Municipal Carlos Canhassi, em Serra Negra (SP). O passageiro da moto, de 21 anos, sofreu uma fratura no fêmur e segue em observação na Santa Casa de Serra Negra.
O motorista do carro, de 32 anos, fugiu do local, mas foi localizado pouco depois. De acordo com a Polícia, ele não possuía carteira de habilitação e apresentava sinais de embriaguez. Ele foi preso em flagrante, mas liberado após audiência de custódia para responder em liberdade, mediante medidas cautelares, como recolhimento domiciliar noturno entre 20h e 5h, além da proibição de obter CNH.
Nota da Polícia Militar
Em nota oficial, a Polícia Militar informou que a guarnição estava em patrulhamento nas imediações quando ouviu barulho de motocicletas acelerando, realizando o chamado “corte de giro”. Os policiais afirmam que não sabiam se tratar de um cortejo fúnebre e que o evento não foi previamente comunicado à corporação.
Ainda segundo a nota, ao se depararem com o grupo, os policiais intervieram utilizando um equipamento de menor potencial ofensivo – no caso, spray de pimenta. A PM informou que será instaurado um procedimento administrativo para apurar os fatos e o uso do recurso.
A corporação finalizou a nota reafirmando seu compromisso com a ordem pública, a legalidade e os direitos fundamentais, e garantiu que suas ações seguem critérios técnicos e proporcionais.
Ver essa foto no Instagram