ONDA POÇOS

Vereadores de Poços pedem ampliação dos Centros de Assistência a Queimados em Minas

Compartilhe nas redes sociais

Uma Moção de Apelo foi aprovada pela Câmara de Poços, na última terça-feira (12), solicitando ao Governo Estadual a ampliação dos Centros de Referência em Assistência a Queimados em Minas Gerais. A proposição é de autoria dos vereadores Lucas Arruda (REDE), Tiago Braz (REDE) e Diney Lenon (PT).

No documento, os parlamentares pontuam que os Centros de Referência em Assistência a Queimados são regulamentados pela Portaria n. 1.273/2000, que dispõe sobre a criação, o credenciamento e os procedimentos de operacionalização dessas unidades. O objetivo delas é garantir aos pacientes a devida assistência nos vários níveis de complexidade, por intermédio de equipes multiprofissionais, utilizando-se de métodos e técnicas terapêuticas específicas.

Ainda na Moção, os vereadores ressaltam que, atualmente, o Estado de Minas possui número de leitos especializados em queimaduras menor que 50% do  permitido pelo Ministério da Saúde. A Portaria estabelece que o Centro de Referência (Alta Complexidade ou Intermediário) deverá contar com, no mínimo, oito leitos e, no máximo, 20 leitos. Como o Estado de Minas pode ter até sete Centros Especializados, entende-se que deveriam existir 140 leitos à disposição.

Diante da situação, os legisladores solicitam ao Governo do Estado que se mobilize e busque o credenciamento de todos os leitos possíveis e permitidos pela União.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/EkhjpwUKHiQCgEIr9c2pgm