ONDA POÇOS

Vereador propõe audiência pública para debater ações de combate à violência contra as mulheres

Foto: Câmara de Poços

Compartilhe nas redes sociais

O Plenário da Câmara Municipal de Poços de Caldas aprovou, na última quinta-feira, 15, em Sessão Ordinária, o Requerimento nº 1503, de autoria do vereador Tiago Braz (Rede), que pede a realização de uma audiência pública com o tema “Silenciadas pela Violência: um debate urgente – Vidas de Mulheres Importam”. A proposta busca trazer a população para o parlamento municipal, visando debater e buscar soluções para enfrentar esse problema.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲

A audiência tem como finalidade reunir especialistas, representantes de entidades da sociedade civil, órgãos públicos e a população em geral para promover um diálogo aberto e efetivo sobre as múltiplas facetas da violência contra as mulheres. Segundo o documento apresentado, a escolha do tema “Silenciadas pela Violência” denuncia o ciclo excludente que obriga muitas mulheres a se calarem – seja por medo, vergonha ou pela ausência de políticas públicas eficazes.

Entre as formas mais extremas de violência, o Requerimento destaca o feminicídio, entendido como a expressão máxima do machismo e da desigualdade. Dados alarmantes em âmbito nacional sugerem que muitas dessas tragédias poderiam ser evitadas se houvesse a implementação de estratégias preventivas, redes de apoio fortalecidas e políticas integradas de proteção. “A gente precisa pensar em estratégias eficazes e contínuas para que esse número reduza, com um acompanhamento mais próximo, para que as mulheres se sintam mais seguras, acolhidas e protegidas. Só assim conseguiremos diminuir o índice de todos os tipos de violência e, principalmente, o feminicídio. É fundamental que o poder público assuma essa responsabilidade de forma ativa e permanente”, ressaltou Tiago Braz.

O vereador destacou, ainda, que a audiência pública será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social, que tem atuado na ampliação e fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção das mulheres. A data do evento será definida e divulgada pela Câmara Municipal.