ONDA POÇOS

VARGEM GRANDE DO SUL | Novo decreto permite flexibilização no comércio

Vargem Grande do Sul anuncia novas medidas (Foto: Gazeta de Vargem Grande)

Compartilhe nas redes sociais

Vargem Grande do Sul (SP) teve queda no índice de contaminação pela Covid-19, após medidas restritivas impostas pela prefeitura entre 18 e 25 de junho. O anúncio foi feito pelo prefeito Amarildo Moraes nesta sexta-feira (25). Também foi divulgado por ele um novo decreto, que vai flexibilizar algumas restrições, permitindo vendas mercadorias por drive thru, além de atendimento de alguns serviços.

Segundo dados divulgados pelo prefeito, na primeira semana de 2021, a cidade registrou apenas 10 casos. Já na 13ª, de 29 de março a 4 de abril, foram registrados 122 casos. A situação veio se agravando, até que na 23ª semana, agora em junho, Vargem somou 263 casos, o maior número até o momento. Na semana seguinte, caiu para 202 e nesta sexta-feira, foram 162 casos.

Novas Medidas

Até o próximo dia 2 de julho, o atendimento presencial nos estabelecimentos segue suspenso. Assim como as aulas nas redes pública e privada, com exceção às atividades remotas, além das administrativas.

Também está proibido o consumo local em supermercados, restaurantes, cafés, lanchonetes, sorveterias, padarias, bem como em bares, lojas de conveniências e similares. Esses estabelecimentos podem entregar produtos por delivery até as 23h e por drive thru (retirada no local), até as 20h.

Exceções para lojas e serviços

O decreto permite a entrada de clientes nos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços de forma controlada, para o recebimento de valores devidos e realização de eventuais compras. No entanto, é permitida a entrada de apenas uma pessoa para cada 25 m² de área de atendimento do estabelecimento. Essa regra não se aplica aos restaurantes, cafés, lanchonetes, sorveterias, bem como em bares, lojas de conveniências e similares.

No caso dos estabelecimentos que possuam mais de um CNAE ativo, deverá haver separação física em relação às demais atividades essenciais desempenhadas no local.

Essenciais

Podem atender ao público hospitais, clínicas, farmácias, lavanderias e serviços de limpeza e hotéis. Além de supermercados, açougues e congêneres até as 20h, com limite de no máximo 50% da capacidade, respeitando as medidas de prevenção à Covid-19.

Esses estabelecimentos ainda devem incentivar e priorizar as vendas em pelo menos 30% de seu total no sistema delivery, limitando-se o acesso de clientes em suas dependências a apenas um membro por família para evitar aglomerações.

Também poderão atender empresas de logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns, postos de combustíveis e derivados; serviços de segurança privada; meios de comunicação social; serviços bancários e lotéricas; petshops, casas de ração; serviços funerários; construção civil e indústria; manutenção e zeladoria; serviços de call center; assistência técnica de produtos eletroeletrônicos; oficinas de veículos automotores e empresas de locação de veículos; transporte público coletivo, táxis, serviços de entrega e estacionamentos; lojas de materiais de construção somente no sistema delivery e drivethru.

Atividades religiosas

As atividades religiosas coletivas, a partir do dia 29 de junho, terça-feira, podem ser retomadas respeitando-se o limite máximo de 30% de sua capacidade, até, no máximo, as 20h, seguindo-se os demais protocolos sanitários. Nos dias 26 e 28, fica permitida a realização de atividades religiosas individuais de qualquer natureza, até, no máximo, às 20h00.

Salões de beleza

Salões de beleza e barbearias, podem atender agendamento e com horário marcado, permitida a entrada, simultânea, de uma pessoa para cada 25 m² de área, mediante uso obrigatório de máscaras e álcool em gel.

Academias e clubes

Academias de esportes de todas as modalidades, centros de ginástica, também podem atender com horário marcado, observada a capacidade máxima de uma pessoa para cada 5 m², limitado a 40% da capacidade total, com uso obrigatório de máscaras e álcool em gel.

Os clubes sociais poderão retornar exclusivamente às atividades esportivas e de ginástica, mediante agendamento vedado atividades em grupo e a utilização das piscinas, observado o limite máximo de 40% da capacidade.

Domingo

Neste domingo, dia 26, como nos domingos anteriores, o atendimento presencial foi vedado, inclusive às atividades essenciais, como supermercados e padarias. Vão poder atender normalmente o Hospital de Caridade, serviços de saúde de urgência e emergência, farmácias e drogarias, atividades industriais, atividades funerárias e postos de combustíveis, que puderam funcionar com atendimento presencial das 6h às 18h. A feira livre também não será realizada.

Fonte: Gazeta de Vargem Grande

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/LhMqV1syHJk0hID78NQfFG