ONDA POÇOS

Vandalismo em reservatório do DMAE afeta abastecimento em bairros de Poços

Foto: DMAE

Compartilhe nas redes sociais

Na manhã de quarta-feira (02) o Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas (DMAE) foi alvo de mais um ato de vandalismo, no Reservatório Europa, em Poços de Caldas.

Segundo o DMAE, fios e equipamentos do abastecimento de água nos bairros Santa Maria, parte do Bairro Santa Augusta e Jardim Planalto, foram furtados. Este incidente se soma a outras ocorrências registradas nos primeiros seis meses de 2025, que incluem furtos de cabos, arrombamentos em estações elevatórias de esgoto, reservatórios de água tratada e no almoxarifado central da autarquia.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲

O departamento alega que esses atos de vandalismo têm causado prejuízos ao sistema de telemetria do DMAE, afetando diretamente o abastecimento em algumas regiões, além de resultar em custos financeiros para reparos. Em resposta à crescente preocupação, o departamento está buscando soluções para melhorar a segurança de suas instalações e evitar novos danos.

O diretor do DMAE, Paulo César Silva, destacou que a questão de segurança deve ser abordada de forma coordenada com as forças de segurança locais, considerando também a importância de ações preventivas. Para isso, o DMAE tem estabelecido contato com empresas especializadas para estudar soluções de segurança.

A autarquia já iniciou um levantamento detalhado dos casos de vandalismo e está em busca das melhores opções para prevenir futuros incidentes. No último Congresso de Saneamento da Assemae, o DMAE entrou em contato com empresas de segurança que apresentaram soluções para o setor. Desde então, o departamento iniciou as tratativas para a contratação de serviços especializados, por meio de um processo licitatório.

Enquanto a solução definitiva não é implementada, os servidores do DMAE seguem atentos às ocorrências. Quando a comunicação via telemetria é interrompida, uma equipe é imediatamente acionada para vistoriar as instalações e realizar os reparos necessários, a fim de evitar o desabastecimento.